Poupança Caixa: como fazer, como funciona e mais!

Saiba tudo sore a famosa poupança caixa, o que é, como fazer, quanto rende e muito mais

Hoje em dia não dá para bobear e ficar guardando dinheiro dentro de casa mais. O que era normal ficar “embaixo do colchão” precisa ter um lugar mais seguro e querendo ou não, o banco é a melhor opção. Mas se você quer fugir do banco por medo das tarifas altas cobradas, saiba que há uma solução: abrir uma poupança. Nesse tipo de conta o banco não pode cobrar nada, seu dinheiro rende e mesmo que você tenha alguma restrição no nome, é possível fazer. Dentre tantos bancos, fica difícil as vezes saber qual a melhor opção. Por isso é bom pesquisar como funciona em cada lugar. Conheça agora como funciona a Caixa Poupança, um dos bancos mais populares e que, diferentemente de outros, não exige um depósito inicial mínimo.

Como funciona a poupança Caixa ?

A poupança caixa funciona de forma bem simples e é a melhor forma de guardar dinheiro sem ter que pagar por isso. Com ela você ganha um cartão para usar nos caixas eletrônicos, que também pode ser usado como cartão de débito para realizar compras/pagamentos nos mais diversos lugares. É possível fazer saques e transferências normalmente, como também utilizar de serviços simples como saldo, extrato etc. Cada banco tem uma tarifa de rendimento, e mesmo que não seja tão alta, vale a pena fazer o dinheiro render um pouco mais do que seu valor inicial.

poupanca caixa

A Caixa oferece 3 tipos diferentes de conta poupança e é só avaliar em qual suas necessidades mais se encaixam:

  • Poupança Comum: é a mais simples de fazer e entender como funciona, esse tipo de poupança é independente e você não precisa ter nenhum vínculo com o banco como correntista para abri-la.
  • Poupança Simplificada: essa conta pode ser aberta em correspondentes Caixa e em Unidades Lotéricas. A diferença é que ela é mais rápida de ser criada, sem exigência de muitos documentos, só que você terá um limite de apenas R$3.000 para depósitos. Mas é possível alterar esse limite comparecendo em uma agência Caixa com os documentos pessoais e comprovante de residência. Para quem recebe Bolsa Família, ao abrir essa conta, poderá receber diretamente o dinheiro na poupança.
  • Poupança Integrada: a poupança integrada é quando você tem uma conta corrente e possui a poupança integrada. Com o mesmo cartão e número da conta usado como correntista, é possível acessar a poupança, realizar depósitos e até transferências (conhecida como resgate) de um dinheiro da conta corrente para a poupança (e vice-versa)

Benefícios

Os benefícios de ter uma conta Caixa Poupança é, principalmente, guardar seu dinheiro com segurança sem pagar nenhuma tarifa para isso. Ao criar a conta você terá direito a:

  • Ter uma cartão para fazer as movimentações na conta, tanto em caixas eletrônicos quanto para realizar compras no débito.
  • Fazer até 3 saques por mês no caixa eletrônico ou no atendimento do banco.
  • Fazer até 2 transferências totalmente gratuitas para contas do mesmo banco. Ao ultrapassar essa quantidade uma taxa passa a ser cobrada.
  • Tirar 2 extratos por mês referentes as movimentações dos últimos 30 dias. Caso você passe mais de um mês sem movimentar a conta, o extrato será cobrado.
  • Fazer consultas pela internet e telefone (saldos).

Caixa poupança

Como ter uma poupança caixa?

Se você optar por abrir a conta poupança simplificada, deverá abrir em correspondentes Caixa Aqui ou Unidades Lotéricas. Para as outras opções, é bem simples: compareça a alguma agência Caixa com os documentos:

  • RG (original e cópia)
  • CPF (original e cópia)
  • Comprovante de residência (original e cópia)

Quanto rende?

A Caixa Poupança usa o mesmo cálculo para o rendimento do dinheiro desde 04 de maio de 2012. A remuneração da poupança abaixo só serve para quem abriu a conta depois dessa data, para aqueles que abriram antes disso, funciona outro cálculo. Vinculada à taxa SELIC, funciona da seguinte forma:

  • 0,5% ao mês (quando a meta da taxa Selic ao ano for superior a 8,5%)
  • 70% da meta da taxa Selic ao ano, por mês, que esteja vigente na data de início do período de rendimento (quando a meta da taxa Selic ao ano for igual ou inferior a 8,5%).

E aí? Te ajudamos a tirar suas dúvidas sobre Caixa Poupança? Deixe seu comentário pra gente!

Ja falamos em outro artigo sobre como fazer para reduzir a luz em casa.

Referecias – caixa.gov

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.