Como obter mais clientes para sua agência de marketing de mídia social

Esteja você lançando uma nova agência digital ou expandindo seus negócios sociais, uma lista sólida de clientes deve estar no topo da sua lista de tarefas.

Ao lançar uma nova agência de marketing de mídia social ou expandir seus negócios de mídia social, você precisa de alguns elementos essenciais. Veja um exemplo do site Robo Milionário do Ricardo Santos.

Experiência em gerenciamento de mídia social , conhecimento estratégico de alto nível e conhecimento de negócios são essenciais. Mas se você realmente deseja preparar sua agência de marketing de mídia social para o sucesso, você precisa de uma lista de clientes.

Como obter mais clientes para sua agência de marketing de mídia social

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Tem um cliente ou cem? De qualquer forma, você precisa começar a construir a lista de clientes da sua agência de mídia social, aproveitando seu relacionamento com seus clientes atuais e conectando-se com novos clientes em potencial.

1. Peça um depoimento para sua agência de mídia social

Sua equipe ajudou os clientes a expandir suas marcas e obter ótimos resultados com as mídias sociais? Sua agência de mídia social provavelmente tem muitos clientes satisfeitos. Clientes satisfeitos tendem a ficar felizes em fornecer uma ou duas declarações positivas sobre os serviços de sua agência de mídia social.

Além disso, depoimentos podem ser extremamente persuasivos. Quase 90% das empresas B2B confiam em depoimentos online tanto quanto seguem recomendações de amigos e familiares que conhecem bem.

Faça uma pergunta específica ou dê a eles um modelo de depoimento para tornar o processo super fácil.

Por exemplo, você pode perguntar:

  • O que você mais gostou em trabalhar com nossa equipe?
  • Qual você diria que é a habilidade mais forte da nossa equipe?
  • Nossa equipe alcançou resultados surpreendentes para sua marca?

Confirme a permissão para usar o depoimento (e o nome ou empresa do seu cliente) publicamente. Em seguida, publique o depoimento em seu site ou compartilhe-o nas redes sociais.

Considere dar aos depoimentos de clientes um local de destaque em sua página inicial, onde novos clientes em potencial provavelmente os verão.

Você também pode publicá-los em sua própria página dedicada, que serviria como uma espécie de vitrine de todas as ótimas avaliações de clientes que você recebeu.

2. Crie um estudo de caso

Antes de assinar com uma nova agência, os clientes em potencial geralmente precisam entender exatamente o que você pode fazer por eles. É uma ótima ideia compartilhar estatísticas específicas, como Aumentamos o engajamento do X Client no Instagram em 200% e geramos 100 cliques semanais em seu site.

Mas em muitos casos, detalhes extras podem ser ainda mais convincentes. Se você obteve resultados surpreendentes para um cliente, mapeie todo o processo para revelar uma visão interna do que você realizou e como o fez.

Em seguida, construa o estudo de caso em uma postagem de blog ou compartilhe-o diretamente com clientes em potencial. Explique a pesquisa que você fez e como você decidiu a abordagem ideal. Detalhe todos os desafios encontrados, como atualizações de algoritmos ou restrições de orçamento.

Em seguida, discuta o impacto de seus resultados. Por exemplo, aumentar o público ou gerar engajamento pode se traduzir em maior reconhecimento da marca ou mais conversões.

3. Ofereça uma taxa de indicação como incentivo

Clientes satisfeitos podem endossar sua agência de mídia social através do boca a boca, mas você não pode esperar que eles promovam sua empresa automaticamente. Diga aos seus melhores clientes que você planeja expandir sua lista de clientes.

Em seguida, peça a eles que encaminhem sua agência para outras empresas do setor.

Mesmo que você tenha feito um ótimo trabalho para os clientes, não pode necessariamente esperar que eles indiquem sua agência. No entanto, você pode oferecer uma taxa de indicação como incentivo para recomendar sua agência a outros proprietários de empresas.

Quanto você deve oferecer como taxa de referência?

Existem algumas maneiras comuns de estruturar as taxas de referência:

  • Ganhe 5% ou 10% de desconto nas faturas mensais dos clientes existentes.
  • Pague aos referenciadores de 5% a 10% da receita que você ganha com o novo cliente que eles recomendaram.

Não importa como você estrutura seu sistema de indicação, seja transparente sobre o que você oferece, incluindo o prazo. A maioria das agências retira uma porcentagem ou oferece uma parte da receita apenas por um determinado período de tempo, como um a três meses.

4. Construa uma presença de mídia social envolvente

Você administra uma agência de mídia social de sucesso. Isso significa que você sabe um pouco sobre marketing de mídia social, certo? Uma das melhores maneiras de atrair clientes é demonstrar o que você pode realizar com as próprias contas de mídia social da sua agência.

Para definir sua agência como um ótimo exemplo, reserve um tempo para desenvolver e executar uma estratégia de mídia social , assim como você faria para seus clientes.

Você sabe o que fazer:

  • Defina metas SMART que sejam específicas, mensuráveis, acionáveis, relevantes e baseadas em tempo.
  • Desenvolva a cópia e os criativos necessários para publicar excelentes postagens nas mídias sociais .
  • Selecione conteúdo de alta qualidade de agências parceiras e figuras do setor para compartilhar com seu público.
  • Crie um público e interaja com os seguidores da sua agência.
  • Adicione promoções sociais pagas ao mix para ampliar seus esforços orgânicos.
  • Analise seus resultados com os relatórios da Agorapulse e otimize conforme necessário para que você possa continuar atingindo ou superando suas metas.

Quando os clientes em potencial procuram provas de que sua agência pode ter sucesso com as mídias sociais, eles podem encontrá-la facilmente visitando seu LinkedIn, Facebook ou outro perfil.

Se você está particularmente satisfeito com os resultados de mídia social de sua agência, pode até transformar seu trabalho em um estudo de caso que mostre suas capacidades.

5. Use ferramentas de escuta social

Se você já usa ferramentas de escuta social e monitoramento de marca para seus clientes, sabe como esses processos podem ser úteis. Felizmente, é tão fácil realizar a escuta social para sua própria agência quanto oferecer o serviço aos seus clientes.

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Veja o que você pode realizar com a escuta social :

Identifique conversas sobre sua agência (mesmo que seu nome de usuário não seja mencionado diretamente!) para que você possa ver o que as pessoas estão dizendo quando não sabem que você está ouvindo.

Medir o sentimento do cliente sobre sua agência ou os serviços que sua equipe oferece. Os clientes estão entusiasmados com o seu serviço ou estão frustrados?

  • Medindo o reconhecimento da marca. Você está divulgando de forma eficaz ou precisa fazer mais para entrar no radar dos clientes em potencial?
  • Manter uma forte reputação de marca para garantir que sua agência continue a prosperar.
  • De olho nos concorrentes. O que outras agências em seu espaço estão fazendo para crescer?
  • Fique por dentro das tendências e desenvolvimentos em seu setor. O que há de novo e como isso afetará seus clientes ou sua agência?

Use a Agorapulse para suas necessidades de escuta

Ao usar a Agorapulse, você pode incorporar facilmente a escuta social ao seu fluxo de trabalho. A Agorapulse rastreia automaticamente as menções à marca e você pode criar quantas pesquisas de escuta social personalizadas precisar. Por exemplo, você pode monitorar hashtags do setor , nomes de usuários de concorrentes e termos de marca.

Em seguida, coloque seus insights para funcionar:

  • Seus concorrentes estão lançando um novo serviço? Você pode atrair mais clientes oferecendo sua própria versão do serviço ou fazendo parceria com outra agência que já oferece.
  • Está acontecendo uma grande mudança no seu setor? Você pode conseguir novos clientes postando sobre o problema e apresentando uma solução inteligente.

6. Coloque sua experiência em publicidade social para funcionar

Se você coletar leads no site da sua agência de marketing de mídia social, poderá implementar uma ótima estratégia para nutrir clientes em potencial.

Mas se o baixo tráfego no seu site significa que você não está gerando muitos leads, tente esta solução simples: use sua experiência com redes sociais pagas para criar anúncios para sua agência de marketing de mídia social.

Quer você anuncie no Facebook, Instagram, Twitter ou LinkedIn, você pode segmentar seus clientes ideais e atrair clientes em potencial para o seu site.

Com uma forte estratégia de remarketing, você pode até mesmo orientar clientes em potencial pelo funil de vendas e em direção à sua lista de clientes.

7. Ofereça conteúdo de alto valor de sua agência digital sem custo

Sua agência de marketing de mídia social não deve oferecer seus serviços, mas você pode oferecer downloads gratuitos. Pode ser uma maneira eficaz de construir sua lista de clientes.

Para atrair prospects, considere:

  • Compartilhando um estudo de caso convincente
  • Publicação de um e-book de instruções
  • Criando um guia de mídia social de início rápido

Quanto mais suporte você oferecer aos clientes em potencial, mais eles valorizam sua experiência. Por exemplo, use o calendário compartilhado da Agorapulse  para tornar a colaboração com seus clientes sobre o conteúdo de mídia social muito mais fácil, mais visível e menos trabalhosa.

Quando estiver pronto para investir em serviços de mídia social, é mais provável que eles se lembrem e confiem em sua agência.

  1. Demonstre seu valor com um discurso de vendas inteligente

Um discurso de vendas eficaz pode transformar perspectivas curiosas em clientes de retenção instantaneamente.

Para tornar seu discurso o mais atraente possível, crie um roteiro que tenha como alvo os pontos problemáticos, as necessidades e os objetivos de seus clientes em potencial.

Faça backup da experiência da sua agência digital usando os relatórios da Agorapulse para demonstrar o retorno do investimento (ROI) e mostrar exemplos de resultados que você gerou para os clientes atuais.

Ao ter esses detalhes à mão, você pode responder de forma persuasiva a quaisquer objeções e entregar uma oferta que seus clientes potenciais não podem resistir.

9. Rede em grupos de mídia social relevantes

Como chefe de uma agência de mídia social, você provavelmente participa de inúmeros grupos do Facebook, LinkedIn e Slack focados em gerenciamento de mídia social ou estratégia social paga.

Você pode adquirir alguns leads nesses espaços, especialmente se os grupos se concentrarem em compartilhar oportunidades de conteúdo.

No entanto, é muito mais provável que você encontre clientes em potencial em grupos que atendem a proprietários de empresas no nicho de sua agência.

Por exemplo, se você fornece serviços de mídia social para empresas de paisagismo, participe de grupos para esses proprietários de empresas.

Em vez de lançar sua agência em todas as oportunidades, pense em maneiras de mostrar seus recursos e agregar valor de maneiras mais sutis.

Você poderia:

  • Responda a perguntas de mídia social e aconselhe os empresários sobre como começar com o marketing.
  • Ofereça insights sobre tendências de marketing digital ou desenvolvimentos do setor.
  • Recomende sua agência parceira conforme apropriado.

10. Estabeleça sua agência de marketing de mídia social como líder do setor

Sua agência de mídia social pode facilmente ser a melhor do mercado. Mas se seus clientes potenciais não souberem que você está abrindo o caminho, eles podem nunca se tornar seus clientes.

Para elevar seus negócios, tome medidas para posicionar sua agência de mídia social como líder do setor.

Faça um plano para aparecer em podcasts relevantes , fale em conferências do setor.

À medida que você compartilha sua experiência e promove seu negócio, você pode gerar maior reconhecimento de marca e mais leads para sua agência de mídia social.

Você também pode considerar se registrar no Social Agency Scout  para ajudar as marcas a encontrar você. Suas críticas positivas também podem ajudar a reputação de sua agência e estabelecer sua agência como líder do setor.

11. Postagem de convidado em blogs de destaque da indústria

Falar em eventos ou em podcasts pode gerar muita exposição para sua agência. Mas falar está longe de ser a única maneira de estabelecer sua autoridade no setor.

Se você tem um talento especial para produzir conteúdo escrito, considere desenvolver uma estratégia de postagem de convidados para divulgar. Escrever postagens de blog de convidados permite que você acesse o público de outros canais, o que pode aumentar o reconhecimento da marca e direcionar cliques para o site da sua agência.

A partir daí, você pode gerar leads de nutrição.

Exemplo de processo de postagem de convidados

Seu processo de postagem de convidado pode ser algo assim:

  • Decida sobre seus objetivos. Você deseja alcançar o maior número possível de clientes em potencial ou deseja se conectar com clientes em potencial em um determinado estágio do funil de vendas?
  • Identifique seu público. Quais setores você deseja alcançar – ou deseja se conectar com um público mais geral de proprietários de pequenas empresas?
  • Faça uma lista de sites para lançar. Quais sites atendem às suas metas, atendem ao seu público e aceitam guest posts de especialistas?
  • Determine sua capacidade. Quantos guest posts perspicazes você poderia escrever teoricamente em um mês médio?
  • Envie seus lances. Escreva propostas ponderadas para os pontos de venda da sua lista e certifique-se de seguir as diretrizes de cada site.
  • Envie postagens de convidados. Por fim, escreva e envie seus blogs convidados e faça o acompanhamento para verificar os resultados. Suas postagens receberam tantas visualizações, comentários ou cliques quanto você esperava?

12. Melhore a otimização do mecanismo de pesquisa

Você pode estar pensando: Por que eu publicaria todo o meu melhor conteúdo no site de outra organização? Embora a postagem de convidados possa ser uma boa maneira de aumentar a exposição, você não gostaria de postar todo o seu melhor conteúdo em outros sites.

Em vez disso, economize bastante energia para criar um ótimo conteúdo para o site da sua agência.

Afinal, escrever postagens de blog e planejar atualizações regulares de conteúdo são componentes-chave da otimização de mecanismos de pesquisa (SEO). Como o principal objetivo do SEO é aumentar a visibilidade da pesquisa (ou seja, fazer com que seu site seja classificado em pesquisas relevantes), é excelente para atrair pessoas que procuram informações sobre as soluções que sua agência oferece.

Para desenvolver uma estratégia de conteúdo focada em SEO para o seu site, faça uma pesquisa de palavras-chave para descobrir que tipo de informação seu público-alvo está procurando. Em seguida, planeje conteúdos relevantes para cada etapa do funil de vendas.

Planeje seu conteúdo

Seu plano pode ser algo assim:

  • Topo do funil: postagens de blog sobre problemas que seu público-alvo normalmente enfrenta, como comercializar seus negócios ou aumentar a receita.
  • Meio do funil: artigos discutindo as soluções que sua agência oferece ou guias para download que agregam valor ao seu público.
  • Parte inferior do funil: postagens explicando como sua agência se compara aos concorrentes ou páginas que levam os clientes em potencial a se inscrever para uma ligação com sua equipe.

13. Distribua seu melhor conteúdo

Quando você deseja obter mais quilometragem do conteúdo digital de sua agência, a distribuição pode ser uma escolha inteligente. Com a distribuição, você basicamente republica o conteúdo que já escreveu para o blog da sua agência.

Como a distribuição geralmente envolve grandes sites com amplo alcance, esse processo ajuda você a divulgar sua agência de forma mais eficaz. Isso significa que você tem mais oportunidades de alcançar clientes em potencial, mesmo que eles nunca tenham ouvido falar da sua marca ou lido seu conteúdo antes.

Onde distribuir conteúdo

Então, onde você deve distribuir o conteúdo da sua agência?

Algumas das opções gratuitas mais populares incluem:

  • LinkedIn : você pode publicar artigos em seu perfil pessoal do LinkedIn ou na página da sua empresa. Se você estiver distribuindo conteúdo do seu blog, basta adicionar uma nota no final que diga algo como “Publicado originalmente no [site da sua agência]”.
  • Medium : é ainda mais fácil distribuir conteúdo no Medium. Tudo o que você precisa fazer é copiar e colar a URL no painel de criação de conteúdo e o Medium carrega o conteúdo para você. A plataforma também adiciona um link para a postagem original automaticamente.

14. Junte-se a sites de avaliação

Obter depoimentos de clientes é uma ótima maneira de obter provas sociais que ressoam com seus clientes em potencial. No entanto, os depoimentos têm algumas desvantagens, pois sua capacidade de compartilhá-los é um pouco limitada.

Você pode publicá-los em seu site ou compartilhá-los nas mídias sociais. Mas isso significa que os clientes em potencial precisam procurar sua agência especificamente para encontrar esses depoimentos.

Se os clientes em potencial nunca ouviram falar da sua agência, como você entra no radar deles? Sites de revisão podem ser uma ótima opção. Afinal, quando os proprietários de empresas visitam sites de avaliação, eles já estão buscando soluções para suas necessidades de marketing de mídia social.

Ao dar o seu melhor com uma presença forte e avaliações positivas, você pode se destacar da concorrência e atrair a atenção dos clientes em potencial.

Como começar a usar sites de avaliação

Comece com estes passos simples.

  • Crie ou reivindique seu perfil em sites de avaliação relevantes. Adicione informações de contato atuais, um link de site e uma breve descrição de seus serviços.
  • Peça aos clientes atuais e anteriores que escrevam uma breve resenha e envie a eles um link para o seu perfil.
  • Se possível, responda a quaisquer avaliações existentes, agradecendo ao cliente e desejando-lhe felicidades.
  • Continue monitorando as avaliações para manter uma boa reputação.

Quais sites de avaliação sua agência deve participar? Comece com estes:

  • Social Agency Scout , um site de revisão apenas para mídias sociais e agências digitais.
  • Google My Business , que impulsiona as avaliações do Google que aparecem na maioria das páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs).
  • Yelp , que é ideal para se conectar com clientes B2B locais.

15. Lançar uma campanha de relações públicas

Se sua agência de mídia social pode usar mais exposição, uma campanha positiva de relações públicas pode colocá-lo no centro das atenções.

Contrate um profissional de relações públicas experiente para criar e promover uma história convincente sobre sua agência de marketing de mídia social. Sua agência tem muitas histórias interessantes, como a fascinante história de origem de sua agência para estabelecer conexões com a comunidade local.

Com um impulso de relações públicas eficaz, você pode se transformar de uma agência desconhecida em uma agência sob demanda rapidamente .

16. Forme parcerias com empresas do seu nicho

Aproveitar os relacionamentos pode ajudá-lo a encontrar novos clientes em potencial para o seu negócio de mídia social, especialmente quando você faz questão de se conectar com outras empresas.

Considere trabalhar com empresas complementares e fazer parcerias para promover umas às outras.

Por exemplo, você pode formar uma parceria estratégica com agências digitais que oferecem serviços que sua agência não oferece, como email marketing ou pesquisa paga. Com esse tipo de relacionamento de “parceiro preferencial”, você ganha ainda mais oportunidades para conquistar novos clientes.

17. Aumente sua equipe com especialistas em mídia social

Recomendar agências parceiras pode expandir sua lista de clientes em seu negócio de mídia social, mas você não deve permitir que essa estratégia impeça metas de crescimento maiores. Naturalmente, escalar sua agência pode ser difícil se você oferecer apenas um único serviço.

Para atrair mais clientes, considere expandir sua equipe ou oferecer mais serviços.

Se você se concentra no gerenciamento do Facebook , considere trazer membros da equipe especializados em serviços relacionados, como Facebook Ads ou estratégia do Instagram.

Ao adicionar mais especialistas em mídia social à sua equipe, você pode impulsionar sua agência e criar mais oportunidades para a aquisição de novos clientes.

18. Torne-se um dos primeiros a adotar a tecnologia

Por que oferecer os mesmos serviços que todas as outras agências têm quando você pode fornecer algo que ninguém mais está fazendo ainda? No mundo da mídia social, nada é estático e novos recursos e aplicativos estão surgindo constantemente.

Ao se tornar um dos primeiros a adotar, sua agência pode ser uma das primeiras a oferecer suporte a uma nova oferta empolgante. Com o tempo, sua equipe pode se destacar como early adopters, tornando-se uma agência de referência para a tecnologia mais recente.

Quando você se concentra em tecnologia mais recente, também tem o benefício adicional de uma concorrência menor. Se os clientes procuram uma agência que oferece suporte a um novo aplicativo de mídia social, é muito mais provável que o seu apareça no topo da pesquisa.

Sua agência pode se concentrar em:

  • Aplicativos de mídia social mais recentes, como Shortcut ou TikTok.
  • Recursos mais recentes, como Instagram Remix Reels ou vídeo ao vivo do LinkedIn.
  • Tecnologia de ponta, como ferramentas de análise com inteligência artificial.

19. Apresente as credenciais de sua equipe

Para construir uma agência próspera, você precisa de uma equipe com muita experiência e credenciais para apoiá-la. Por que não mostrar o que sua equipe realizou? Compartilhar suas qualificações em seu site ou em uma série de postagens de mídia social é uma ótima maneira de destacar suas habilidades e capturar o interesse de clientes em potencial ao mesmo tempo.

O que mostrar

Considere apresentar credenciais como essas ou incentivar sua equipe a obter as qualificações que ainda não possuem:

  • Experiência: os membros de sua equipe acumularam um número impressionante de anos em mídias sociais ou marketing digital? Destaque os números mais impressionantes ou calcule um total para sua equipe.
  • Diplomas: Os membros de sua equipe têm diplomas de uma variedade impressionante de instituições? Não hesite em citar a universidade e o programa.
  • Certificações: Os membros de sua equipe coletaram certificações de software ou tecnologia? Liste credenciais como Social Media Manager School, Facebook Blueprint ou certificações de marketing digital do Google.

20. Incentive a defesa dos funcionários

Você pode promover sua agência a partir de páginas da empresa ou de contas pessoais de mídia social. Mas se você confiar em uma estratégia de mídia social orgânica, há limites para o que você pode realizar em um curto período de tempo.

Em vez de investir dinheiro em anúncios PPC ou de mídia social, tente uma tática alternativa para promover sua agência.

Quando você pede aos funcionários que defendam sua agência, você aproveita alguns benefícios importantes:

  • O alcance aumenta automaticamente, pois mais pessoas estão falando sobre isso e compartilhando links para seu site.
  • O reconhecimento da marca se expande porque seus funcionários estão se conectando com novos públicos.
  • A credibilidade melhora, pois as postagens de defesa dos funcionários servem como uma espécie de recomendação pessoal da empresa e de suas ofertas.

Use a ferramenta gratuita de defesa de funcionários da Agorapulse

Com uma ferramenta como o Easy Advocacy , é mais fácil do que você pensa organizar uma iniciativa de defesa dos funcionários.

Veja como:

  • Reúna as informações de contato de sua equipe e carregue-as no Easy Advocacy.
  • Decida o que compartilhar e crie uma postagem de mídia social sugerida que os membros da equipe possam usar.
  • Lance a campanha para que os funcionários possam começar a compartilhar o conteúdo com um único clique.
  • Acompanhe os resultados e use a tabela de classificação para recompensar os principais defensores de sua equipe.

Para concluir

Construir uma agência de mídia social de sucesso pode ser incrivelmente recompensador, especialmente quando você faz um plano sólido de escala. Com uma lista de clientes cada vez maior, uma equipe extraordinária e um plano de negócios sólido, você pode até se tornar a agência digital de referência em seu setor.

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