O que avaliar na hora de comprar um carro usado?

Comprar um carro usado bem conservado e completo costuma ser um negócio bem mais em conta do que comprar um veículo 0 km. No entanto, é importante tomar cuidado ao comprar um carro seminovo.

Isso porque, por baixo de um capô brilhando, pode se esconder um motor com defeitos e uma série de outros problemas! Portanto, continue lendo este conteúdo para conferir dicas na hora de avaliar o carro usado!

carro usado 

O que avaliar na hora de comprar um carro usado?

Para fazer um bom negócio ao comprar um carro usado, é importante saber o que avaliar! Alguns vendedores maquiam certos elementos para esconder as falhas e enganar o comprador a respeito do estado do veículo.

carro usado

Para não cair em roubadas e ter muitos transtornos, preparamos uma lista com os itens que você deve ficar de olho na hora de comprar o seu carro usado, veja logo abaixo!

  1. Pneus

Verifique se todos os pneus do carro se degastaram por igual e são todos da mesma marca. Pneus novos ou, no mínimo, em boas condições podem não fazer diferença significativa no preço final da compra.

Porém, representam uma economia de pelo menos mil reais no futuro — quando comparado ao custo de quatro pneus simples . E lembre-se de ficar de olho no estado do estepe também.

  1. Amortecedores

Você também deve verificar a situação dos amortecedores com um teste bem fácil e rápido: coloque as mãos em cada para-lama e, em seguida, apoie todo o seu peso em cima dele e solte a pressão.

O carro deve retornar à sua posição habitual e parar. Se o balanço atual se mantiver, significa que os amortecedores chegaram ao fim de suas vidas úteis.

  1. Lataria

O ideal é evitar fazer a inspeção do carro que deseja comprar durante a chuva, sol do meio-dia ou à noite. As gotículas de água da chuva podem esconder defeitos na lataria ou na pintura do veículo, e outras falhas não serão visíveis de modo fácil devido à iluminação solar forte ou fraca.

Há uma borracha nos batentes das portas que só é encaixada  ao removê-la, é possível notar os pontos de solda originais de fábrica. A distância entre cada ponto costuma variar de 5 a 10 centímetros.

Se você não os vir lá, ou se prr energia  uma discrepância nas distâncias, pode ser um indício de que a lataria passou por reparos. Se você não conseguir remover a borracha para inspecionar esta parte, saiba que algumas oficinas costumam colar a borracha para não ver o tipo de reparo que foi realizado.

  1. Motor

O motor é um fator mecânico para o qual ninguém pode estar totalmente preparado para fazer uma inspeção. Reconhecer sua situação atual é essencial para determinar se está fechando um bom negócio em um carro usado.

Isso porque, o motor é considerado como o coração de qualquer automóvel, e se você descobrir uma falha nele, talvez seja hora de reconsiderar a compra. Se um motor precisar de reparos, os custos podem ser bem alto, dependendo da condição.

Você está disposto a assumir ainda mais essa dívida? Considere levar um mecânico profissional com você durante esta inspeção, assim você terá ainda mais confiança no estado do motor.

  1. Embreagem e freio

Da mesma forma que a avaliar o estado do motor é um fator crucial, verificar o freio e embreagem também é! O conjunto motor e transmissão deve funcionar plenamente para usar o carro com mais segurança.

Sendo assim, quando for analisar um carro usado para comprar, verifique a regulagem da embreagem, quando foi a última vez que o dono a trocou, qual o estado de suas molas, se estão duras ou moles, etc.

Ficar atento quanto à estes pontos fará uma grande diferença no momento de comprar um veiculo. E, seja qual for o problema, é possível que você o identifique antes de cair em uma armadilha.

Além disso, inspecionar o estado dos freios também não custa nada! Caso os discos estejam desgastados, você terá que trocá-los o quanto antes.

  1. Bancos e forros

Primeiramente, verifique se tem alguma mancha ou se o estofamento está desgastado. Em seguida, verifique o forro do teto e os plásticos do painel para ver se estão em boas condições.

Se você deseja evitar ciladas e fazer um bom negócio, o interior do carro precisa estar impecável e bem conservado. Caso contrário, você pode recusar o carro ou propor uma redução no preço final.

 

Conclusão

carro usado dicas

Agora que você já sabe quais pontos verificar na hora de comprar um carro usado, não esqueça de compartilhar este conteúdo com os seus amigos que também têm interesse no assunto!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.