O que é manutenção preventiva de veículos?

A manutenção preventiva de veículos é essencial para manter o seu bom funcionamento e evitar certos tipos de problemas. No entanto, ainda há muitas pessoas que não sabem qual a importância desse processo e porque deve fazê-lo de tempos em tempos.

Portanto, continue a leitura desse conteúdo para entender melhor como é feito uma manutenção preventiva e quais são os benefícios que garante!

O Que É Manutenção Preventiva De Veículos?

Muitas pessoas evitam de fazer a manutenção preventiva do carro, na maioria das vezes por não querer gastar ou não saber o que é. No entanto, cometer esse erro pode acabar trazendo uma série de dores de cabeça e transtornos.

Como o próprio nome sugere, A manutenção preventiva é um processo de avaliação pelo qual o veículo passa, antes de surgir algum problema. Esse processo segue um cronograma específico, levando em consideração o tempo e quilometragem do carro.

Para que serve manutenção preventiva de veículos?

De tempos em tempos o veículo precisa passar por essa manutenção para averiguar o que precisa ser trocado antes que cause o mau funcionamento do carro. Desse modo, a manutenção preventiva garante uma série de vantagens, veja logo a seguir!

Economia no bolso

Ao contrário do que muitos pensam, fazer uma manutenção preventiva em seus veículos é sinônimo de economia. Pois, você evitará ter que gastar com consertos ou reparos de alguma peça que poderia ter sido arrumada antes.

Mais segurança

Sem dúvida, uma das principais razões para fazer a manutenção preventiva em seu carro é a segurança que isso garante, principalmente para quem vai fazer longas viagens. Caso contrário, o carro pode apresentar algum problema durante a estrada.

E não é preciso nem mencionar o quão perigoso isso pode ser, certo? Podendo colocar em risco a sua segurança e a de outras pessoas também.

Maior eficiência

Fazer uma manutenção preventiva garante ao veículo uma maior eficiência, tendo em vista que terá uma regulagem mais adequada para funcionar de forma correta. E, como resultado, reduzirá o consumo de combustível, o seu bolso e o meio ambiente agradecem!

Valoriza o veículo

Por fim, a manutenção preventiva de veículos também garante uma maior valorização do carro, caso queira vendê-lo futuramente. Sempre que passar por alguma revisão, você receberá um recibo, que é um ponto relevante na hora de vender o carro para alguém.

Quais são as manutenções preventivas de carro?

Embora cada oficina especializada possua o seu próprio cronograma de manutenção, há  erros processos que são considerados como padrões e devem ser feitos em todos os carros. Confira a seguir quais são as manutenções que não podem faltar!

Pneus

Os pneus passam por uma avaliação para saber se estão desgastados ou se é preciso fazer um rodízio entre eles. Além disso, também é feito a calibragem adequada e alinhamentos dos pneus, caso necessário.

Suspensão

Com o passar do tempo, é comum que o conjunto de suspensão de um carro precise passar por uma revisão, devido ao desgaste que sofre. Pois, quando a suspensão está mais desgastada, acaba gerando desconforto e pouca segurança ao motorista.

Por isso, a suspensão também passa por uma revisão durante a manutenção preventiva, para garantir que esteja tudo de acordo.

Fluído de freios

Muitos motoristas acabam esquecendo da importância do fluído de freios. No entanto, é um item importante que garante o bom funcionamento do sistema hidráulico de frenagem.

Caso não seja averiguado, o fluído seca ao longo do tempo e torna-se ineficiente. Por isso, também é essencial fazer a manutenção desse item.

Óleo do motor e outros líquidos

Ficar sempre de olho no nível de óleo do motor é necessário! Caso contrário, o motor pode acabar fundido e você terá que levá-lo para o conserto que, por sua vez, não é nem um pouco barato.

Na manutenção é verificado o nível e textura do óleo do motor, assim como também outros líquidos, que também são essenciais para o desempenho do motor.

Filtros de ar e óleo

De vez em quando, é preciso trocar o filtro de ar e combustível, pois eles tendem a acumular sujeiras e prejudicar o funcionamento do carro. Geralmente, o filtro de óleo deve ser trocado junto com o óleo do motor.

Esses são apenas alguns dos itens que passam por uma manutenção, mas existem outros dependendo de cada veículo, entre outros fatores. Caso precise levar o seu veículo para fazer uma revisão, a Full Pneus é o local ideal, com uma equipe qualificada para entregar um serviço de qualidade para você e o seu carro!

Conclusão

https://www.pexels.com/pt-br/foto/foto-de-homem-inspecionando-motor-de-carro-3807517/

Sendo assim, podemos concluir que a manutenção preventiva de veículos é importante para garantir que o seu carro funcione de modo adequado. Como pôde ver nesse conteúdo, esse processo garante uma série de benefícios, incluindo segurança e mais economia.

Por fim, o que você achou desse conteúdo? Foi útil para você? Ainda possui alguma dúvida? Então, não esqueça de deixar o seu comentário!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.