Vulcanização de pneus: o que é, para que serve e muito mais

Quando fazer a vulcanização no pneu de carro? Esse é um processo seguro? Quais os benefícios? Conheça mais sobre o processo de vulcanização aqui!

Quando falamos em pneu de carro, o processo de vulcanização é super comum, mas ainda pode causar dúvidas para muita gente. Esse é um processo muito usado para quem foi pego desprevenido ou precisa reduzir custos, principalmente quando falamos em frotas de automóveis.

Conheça mais sobre como funciona o processo de vulcanização do pneu de carro, os benefícios que ele oferece e se esse é um processo seguro de ser feito em seu automóvel.

Conhecendo a vulcanização de pneu

Vulcanização de pneus

É muito comum ouvir o termo “pneu vulcanizado” e até mesmo encontrar esse tipo de pneu sendo vendido. Porém, o que é o processo de vulcanização? Entenda melhor a seguir!

O que é esse processo?

A vulcanização é um processo químico feito no pneu de carro ou no pneu de moto, que ajuda a modificar as características do látex do pneu. Essa é uma das maneiras mais baratas de realizar o reparo em pneus que foram danificados com furos ou até mesmo rasgos.

Quando optar pela vulcanização?

Esse é um processo que pode ser feito no pneu de moto ou de carro quando ocorre algum incidente e o motorista precisa economizar ao fazer o reparo.

A vulcanização de pneus é um processo totalmente seguro, realizado frequentemente e pode custar até 40% do valor de um pneu novo. Ou seja, caso tenha havido algum incidente, mas o pneu possa ser recuperado através da vulcanização, essa é uma opção econômica, segura e prática.

Benefícios da vulcanização

Quando o motorista opta pela vulcanização do pneu de moto ou carro, poderá usufruir de alguns benefícios, como, por exemplo:

Economia

Sem dúvidas esse é um dos principais benefícios de fazer a vulcanização no seu pneu. O valor desse processo é bem inferior ao de um novo pneu e é justamente por esse motivo, que a vulcanização é um processo tão procurado. 

Porém, é importante ter em mente que se o pneu estiver muito desgastado ou muito danificado, a melhor solução é mesmo a troca e não a vulcanização.

Meio-ambiente

O descarte da borracha é um grande problema para o meio ambiente, pois demora séculos para que ele suma completamente na natureza. E ao apostar na vulcanização, conseguimos renovar o pneu e consequentemente retardar seu descarte, diminuindo a quantidade de borracha que depositamos no meio ambiente.

Aumento da durabilidade

A durabilidade do pneu também é alterada ao apostar na vulcanização, já que o processo repara os danos e proporciona mais resistência, aumentando a durabilidade do pneu de carro.

Vulcanizar pneus é seguro?

Quando falamos de pneus, toda segurança é pouca, afinal, eles podem ser a causa de diversos acidentes gravíssimos. Portanto, quando falamos em vulcanização, a preocupação sobre se esse é um processo seguro é sempre frequente.

Então é necessário afirmar que sim, a vulcanização é segura quando realizada por um profissional capacitado. Esse é um processo tão seguro, que é inclusive regulamentado pelo Inmetro desde o ano de 2017, ou seja, autorizado e considerado seguro.

Porém, é preciso ter cautela na hora de realizar o processo, escolher profissionais capacitados, evitar vulcanizar mais de uma vez e não fazer a vulcanização caso o estrago dos pneus sejam grandes.

Super popular e uma das técnicas mais realizadas, sem dúvidas a vulcanização dos pneus agrada os motoristas e principalmente o bolso deles. Encontrando o profissional certo e fazendo a vulcanização no momento ideal, o pneu terá uma durabilidade muito maior sem comprometer a segurança do condutor.

 Bom pessoal, esperamos que tenham gostado das dicas aqui presentes ok? Já falamos tambem sobre os carros pequenos da fiat, leia e fique por dentro.

 Sugestões podem deixar nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *