Quando meu bebê vai aprender a sentar?

Os bebês parecem tão indefesos ao nascer, mas à medida que as semanas passam, é difícil acreditar o quanto eles aprendem e se desenvolvem em um período tão curto. Em cerca de um ano, o recém-nascido que precisava ser segurado com a cabeça e o pescoço apoiados se tornará uma criança que anda e fala. É muito incrível!

Durante os primeiros meses de vida, seu bebê aprenderá a manter a cabeça erguida e passará muito tempo na posição de esfinge. E embora não haja nada mais fofo do que um bebê de olhos arregalados se esforçando para ver o mundo, você pode se perguntar quando o bebê aprenderá a se sentar. Está chegando mais cedo do que você pensa – os bebês geralmente começam a ficar sentados sem apoio por volta dos 7 a 9 meses de idade.

Por que sentar-se é importante para os bebês

bebe sentar

Sentar-se é um marco de desenvolvimento emocionante. As habilidades motoras grossas são construídas umas sobre as outras, permitindo que os próximos marcos aconteçam. Sentar-se ereto e sem apoio é um passo crucial para eventualmente aprender a andar.

Há outros benefícios para o ato de sentar: Os bebês precisam ser capazes de se sentar sem apoio para começar a comer alimentos sólidos com segurança. E quando um bebê pode descansar nessa nova posição, suas mãos ficam livres para explorar objetos e aprender sobre o mundo.

É comum nessa fase que a família queira colocar o primeiro sapatinho de bebê, mas é importante ressaltar que nesse momento o melhor para o bebê é ficar descalço ou apenas com uma meia antiderrapante.

Quando meu bebê vai aprender a sentar?

Os bebês normalmente sentam-se sem ajuda por volta dos 7 a 9 meses. Todos os bebês são diferentes, portanto, há alguma variação quanto ao momento exato em que cada bebê aprenderá a sentar-se.

Seu bebê aprenderá a sentar antes de aprender a engatinhar, mas também é possível que os bebês ignorem completamente o engatinhar, enquanto permanecem no caminho do desenvolvimento. O controle muscular e as habilidades motoras necessárias para engatinhar são mais avançados do que os necessários para sentar. Mas, muitos bebês estão pulando a fase de engatinhar e passando de sentado para andar por razões ainda desconhecidas.

 

Sinais de que o bebê pode estar pronto para sentar

Quando seu bebê atingiu outros marcos, sentar-se pode estar muito próximo. Antes de aprender a sentar, seu bebê precisará ter um bom controle da cabeça e aprender a se levantar e rolar.

Para realmente dominar a posição sentada, os bebês devem ser capazes de se colocar na posição deitada e não devem precisar do apoio de travesseiros ou outros objetos.

Se o seu bebê ficar ereto quando você o posicionar em um tripé, ele provavelmente será capaz de se sentar de forma independente em breve. Se colocados na posição sentada muito cedo, eles provavelmente cairão porque não têm força muscular para se manterem de pé.

Como ajudar o bebê a sentar-se

Como cada etapa motora grossa se baseia na anterior, fornecer oportunidades contínuas para que seu bebê desenvolva a força do núcleo é a melhor maneira de ajudá-lo a se sentar.

Olhando nas primeiras semanas de vida, você pode colocar seu bebê de bruços por curtos espaços de tempo. Isso ajudará seu bebê a desenvolver a força do núcleo e do pescoço necessária para, eventualmente, sentar-se sem apoio.

Uma vez que seu bebê consiga manter a cabeça erguida sem apoio (geralmente por volta dos 3 meses), pode-se sentar o bebê no colo de frente para você e depois balançar lentamente para frente e para trás enquanto incentiva o bebê a manter a parte superior do corpo alinhada com a parte inferior.

Quando se preocupar

Todos os bebês são diferentes. Alguns podem sentar-se aos 4 meses, enquanto outros podem levar até 9 meses ou mais para atingir esse marco. Se o seu bebé não estiver sentado de forma independente aos 9 meses, informe o seu pediatra.

Se o seu bebê parece mais flexível ou mais rígido do que o esperado, isso também é algo para mencionar ao pediatra. O baixo tônus ​​muscular (flexibilidade) e o tônus ​​muscular alto (rigidez) podem afetar a capacidade do bebê de alcançar seus marcos, como manter a cabeça erguida, sentar, engatinhar ou andar.

Considerações de segurança

Quando os bebês começam a sentar-se independentemente, eles ainda podem perder o equilíbrio e tombar de vez em quando. Eles são pesados ​​na parte superior, então eles provavelmente podem cair de cabeça quando caírem. Se estiver praticando em um chão duro, certifique-se de que um adulto esteja por perto para pegar o bebê se ele começar a tombar. Você também pode colocar almofadas ao redor do bebê ou praticar em uma superfície mais macia, como um tapete ou colchão.

Os bebês devem praticar apenas sentados no chão. A única exceção é sentar seu bebê em um espaço projetado especificamente para ele se sentar. Se você usar uma cadeira alta, assento de bebê ou outro dispositivo de assento, prenda-os corretamente. Lesões na cabeça de bebês que caem de superfícies elevadas, como uma bancada ou mesa de centro, são muito comuns nessa faixa etária.

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário e não esqueça de compartilhar em suas redes sociais.

 

Artigo escrito por: Equipe do Blog Almost Lucid

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.