Quanto tempo vive uma formiga?

Você sabe quanto tempo vive uma formiga desde o nascimento até a velhice?

Encontradas em todo o mundo em jardins e parques, casas e praticamente qualquer local. As formigas são os insetos mais numerosos do planeta. Embora possamos notar estas criaturas andando  nos nossos balcões de cozinha, já pensou quanto tempo vive uma formiga?

Das formigas rainhas às simples formigas operárias, a resposta à questão de quanto tempo vive uma formiga pode surpreendê-lo. Mas como é a vida de uma formiga, do nascimento até a morte? E como é a sua vida em comparação com a de outros insetos? Vamos agora aprender mais sobre as formigas. 

Afinal de contas, quanto tempo vive uma formiga?

Quanto tempo vive uma formiga

Você já pensou como seria interessante acompanhar de perto o desenvolvimento de uma colônia de formigas? e poder ver com seus próprios olhos, quanto tempo vive uma formiga. Isso é possível graças a um formigueiro artificial, ou seja, você terá a sua própria fazenda de formigas para cuidar.

Estes insetos podem viver desde algumas semanas até várias décadas, no entanto, a vida das formigas depende de seu gênero e status em sua colônia. Por exemplo, as formigas machos vivem a menor quantidade de tempo, existindo apenas para procriar com formigas fêmeas antes de morrerem após algumas semanas.

As formigas operárias vivem por alguns meses, trabalhando na colônia e prestando serviço à sua rainha até a morte. E finalmente, a rainha de uma colônia de formigas pode viver muitos anos, alguns com até 30 anos de idade!

Entre as 13.800 espécies de formigas, quais delas vivem mais tempo?

Pode surpreendê-lo saber que uma das mais longas durações vem da formiga do jardim negro (Lasius niger). As formigas do jardim negro Queen black garden têm sido observadas vivendo até 28 anos em ambientes de laboratório.

Outra formiga de vida longa é a formiga colhedora ocidental (Pogonomyrmex occidentalis), que tem sido estudada na natureza com estimativas de 14 a 30 anos de vida da rainha!

No entanto, existe apenas uma rainha por colônia, portanto a maioria das formigas vive apenas algumas semanas, embora as formigas operárias de algumas espécies possam atingir idades de 7 a 8 anos.

O ciclo de vida médio das formigas

Do começo ao fim, de macho para fêmea, as formigas levam uma vida bastante interessante. Se você sempre se perguntou como é ser formiga, e ficou fascinado assistindo ao filme vida de inseto, continue lendo para saber mais!

Ovos

Como a maioria dos insetos, as formigas começam como ovos. Apenas a rainha de uma colônia tem a capacidade de pôr ovos, e os ovos fertilizados se tornarão formigas operárias fêmeas. Todos os ovos não fertilizados se tornam formigas machos, e essas formigas só são úteis para acasalar com a rainha.

Os ovos eclodirão após algumas semanas, dependendo da espécie de formiga. Não há muito mais acontecendo com os ovos de formiga, pois eles estão essencialmente adormecidos até a próxima etapa de sua vida.

Formigas jovens (larvas e pupa)

Quando chega o momento, formigas jovens emergem de seus ovos como pequenos vermes, também conhecidos como larvas. Esta é uma das etapas mais importantes da vida da formiga, pois elas serão alimentadas constantemente por outras formigas operárias, a fim de permanecerem vivas. 

As formigas larvais passam por muitos estágios diferentes de criação, crescendo cada vez mais após cada etapa de sua vida. Elas começam a se parecer mais com as formigas que conhecemos hoje, e este processo também determina quais formigas fêmeas que se tornarão rainhas.

formiga

Um fator determinante para outras formigas rainhas geralmente tem a ver com o quanto a formiga foi alimentada. As formigas fêmeas fortes e grandes desenvolverão asas. Isto permite que elas voem quando forem adultas e comecem sua própria colônia. 

As formigas filhotes são geralmente de cor mais clara do que as formigas pretas comuns, e permanecerão neste estado por pelo menos uma semana, se não mais perto de um mês. Elas ainda não têm suas antenas, e escurecerão de cor a cada estágio de pupa.

Formigas adultas

Uma vez que uma formiga emerge completamente de sua fase de pupa ou casulo, ela é totalmente desenvolvida e permanecerá do mesmo tamanho pelo resto de sua vida. Todo o processo pode levar um ou dois meses, o que significa que a maioria das formigas machos estão crescendo mais tempo do que o permitido para serem adultas.

O percurso de vida de uma formiga é determinado muito antes de chegar à idade adulta. Embora isto possa parecer cruel, esta é a beleza da Mãe Natureza. Vamos aprender como as formigas se comparam a outros insetos em termos de sua qualidade de vida.

Conclusão

As formigas são seres fantásticos, vivem em uma comunidade super organizada, com certeza de dar inveja em qualquer comunidade humana.

As tarefas são bem definidas, e cada formiga tem um papel diante do desenvolvimento da colônia.

Gostou de saber quanto tempo vive uma formiga? não deixe de conferir nosso outros artigos sobre o reino animal como que falamos sobre adestramento de gatos

E sugestões e duvidas, podem deixar nos comentários



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *