Melhor Cozinha para ambiente pequeno: modulada ou planejada?

Saiba analisar qual é a melhor opção de cozinha para ambiente pequeno: modulada ou planejada.

Quem possui um lar com área reduzida sabe que a decoração e a compra dos móveis demanda um planejamento adicional para que tudo se adeque ao tamanho dos cômodos sem perder a funcionalidade.

Ao planejar uma cozinha para ambiente pequeno, os desafios podem ser ainda maiores. Isso porque se trata de um cômodo utilizado diariamente para preparar refeições, consumi-las e aproveitar momentos em família.

Caso os móveis não sejam escolhidos adequadamente, você pode ter dificuldades em fazer as tarefas domésticas de forma eficiente. Sem falar na questão financeira, já que são investimentos de valores bem diferentes.

Já ficou claro que a escolha dos móveis é muito importante, não é? O que pode não ser tão claro é qual o melhor tipo de móvel para mobiliar cozinhas pequenas. Modulados ou planejados? Eis a questão.

Para ajudar você a escolher a alternativa ideal para o seu lar, elaboramos esse texto com os principais pontos positivos e negativos das cozinhas planejadas e moduladas. Confira!

Modulada ou planejada: qual é a melhor opção para cozinha para ambiente pequeno

cozinha

Antes de qualquer coisa, vale destacar que não existe uma solução pronta para essa pergunta. Assim como muitas questões do mundo dos móveis e da decoração, a resposta é depende.

Vários fatores devem interferir na escolha entre a compra de cozinha modulada e planejada: o orçamento disponível, o tempo que você deseja esperar pela entrega, o quão importante é maximizar o espaço disponível, se a moradia é própria ou alugada, entre outros.

Abaixo vamos explorar os prós e contras de cada tipo de cozinha e fornecer uma breve definição:

Cozinhas moduladas: prós e contras

Como o nome indica, as cozinhas moduladas são formadas por módulos, ou seja, peças que, combinadas entre si, formam um conjunto funcional.

Os módulos também funcionam independentemente. Assim, é possível utilizar apenas partes de uma cozinha modulada e/ou combiná-las com as peças de outra cozinha a fim de obter os móveis necessários para mobiliar o cômodo.

Geralmente, os elementos básicos das cozinhas moduladas são: balcão, paneleiro e armários aéreos. O número de módulos pode variar, assim como o de portas, armários, nichos etc.

Prós:

  1. Preço mais acessível

O principal atrativo das cozinhas moduladas é o seu preço. Muito mais acessíveis do que as opções planejadas, as cozinhas feitas de módulos são ideais para compradores com um orçamento modesto.

O preço baixo, entretanto, não é sinônimo de baixa qualidade, pois há diversas opções no mercado de cozinhas compactas ou completas com ótimo custo-benefício.

  1. Prazo de entrega menor

Ao contrário dos móveis planejados, as cozinhas moduladas são produzidas em massa. Por isso, as peças já estão prontas e precisam apenas ser enviadas pelo fabricante ou loja de móveis.

Esse fator diminui significativamente o tempo de entrega, tornando esse tipo de cozinha ideal para quem precisa do cômodo mobiliado com urgência.

  1. Praticidade na instalação

As peças moduladas são mais fáceis de montar, podendo, inclusive, ser instaladas pelo próprio comprador.

A maioria dos módulos, salvo as unidades aéreas, não demanda fixação na parede. Dessa forma, a instalação exige uma quantidade mínima de furos na parede e outras alterações trabalhosas.

Esse aspecto faz da cozinha modulada uma ótima alternativa para pessoas em moradias alugadas que não desejam ou não podem realizar mudanças definitivas na propriedade.

  1. Praticidade na compra

Além de ser mais fácil de encontrar no mercado, é possível comprar todos os módulos necessários para uma cozinha funcional de uma vez só.

Graças às opções de cozinha completa, a compra dos móveis se torna muito mais prática.

  1. Variedade de modelos

Uma breve pesquisa na internet é o suficiente para perceber a vasta gama de opções de cozinhas moduladas.

Há diferentes modelos, cores, materiais, tamanhos, acabamentos, etc. para escolher.

Veja também: Entenda Como Vender Imóvel Rapidamente No Mercado Imobiliário

Contras

  1. Subaproveitamento do espaço

A cozinha modulada nem sempre irá se adequar às dimensões da sua cozinha para ambiente pequeno.

Isso ocorre porque os móveis planejados possuem medidas padronizadas que não podem ser personalizadas conforme o tamanho do cômodo. Como consequência, haverá áreas subaproveitadas.

  1. Exige soluções criativas

Dado a impossibilidade de modificar as medidas dos móveis, é necessário um pouco mais de criatividade para posicionar os móveis modulados da melhor forma possível.

  1. Design padronizado

Assim como as medidas dos móveis podem não se adequar às do cômodo, o estilo da cozinha modulada pode não harmonizar com o restante do ambiente.

Cozinhas planejadas: prós e contras

A cozinha planejada é elaborada conforme orientações de quem a encomendou. Dessa forma, o resultado final é único e costuma se adequar perfeitamente às dimensões do ambiente para o qual foi projetado.

Prós

  1. Personalização

A possibilidade de personalização é gigantesca no caso das cozinhas planejadas. Você pode escolher o material, cores, acabamento, puxadores, número de gavetas, portas, funcionalidades especiais e mais.

  1. Aproveitamento máximo do espaço

Por serem móveis sob medida, as peças se encaixam nas dimensões da cozinha sem que espaços fiquem subaproveitados.

Ainda é possível criar unidades diferenciadas para aproveitar partes do ambiente que ficariam sem uso.

  1. Design atraente

Devido a possibilidade de personalizar todos os aspectos do móvel, a cozinha planejada pode ser desenvolvida a fim de harmonizar perfeitamente com o restante da decoração da casa.

Em adição, o design será único, diferente dos móveis modulados que são fabricados em massa. Isso confere um diferencial à cozinha para ambiente pequeno que for montada com esse tipo de móvel.

Contra:

  1. Requer investimento de dinheiro

Devido à necessidade de contratar um serviço especializado, os preços são muito mais altos do que as cozinhas moduladas.

  1. A cozinha planejada fica “presa” ao cômodo

A cozinha não poderá ser utilizada em outro espaço futuramente, pois foi projetada especificamente para um ambiente e suas particularidades.

Por esse motivo, ela é mais recomendada para pessoas com casa própria e sem planos de se mudar.

  1. Prazo de entrega maior

Para adquirir uma cozinha planejada para ambiente pequeno é necessário recorrer a lojas de móveis especializadas em projetar peças sob encomenda.

Marcar uma reunião com o designer responsável e discutir possíveis layouts e medidas faz parte do processo de compra.

Essas etapas levam tempo e resultam no maior prazo de espera para receber a cozinha pronta.

Saiba mais: Dicas Para Reduzir A Conta De Luz

Leve em consideração os prós e contras listados acima e será mais fácil decidir qual é a melhor alternativa para a cozinha para ambiente pequeno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *