Organizar os estudos: dicas para estudar com sucesso

Organizar os estudos é uma parte indispensável de todo o processo de passar em uma prova ou concurso. Alguns diriam, inclusive, que é a parte mais importante, já que um estudo organizado ajuda a assimilar e inter-relacionar melhor os conhecimentos, o que faz com que você guarde as informações de forma mais organizada e consiga usá-las para a sua prova de forma mais eficiente.

Vamos falar mais sobre como organizar os estudos para uma prova, para um concurso ou até para a sua rotina de estudos na escola ou faculdade, já que uma rotina é muito mais eficiente de ser mantida e muito menos complicado de adquirir os conhecimentos de forma mais homeopática. Se voce acaba tendo que lutar contra a procrastinação de ver filmes na netflix ou novelas flix, pode ser uma boa ter uma rotina mais organizada.

Quais são os conceitos mais importantes para organizar os estudos?

Primeiramente, é se suma importância entender que estudar para um concurso é um pouco diferente do estudo normal de um curso, escola ou faculdade. Estudar para um concurso ou prova exige um pouco mais de dedicação e de disciplina, enquanto estudar as matérias dadas no dia/semana é algo que você faz para que o momento da prova seja muito mais fácil e o estudo pré-prova ocorra com mais facilidade.

organizar estudos

Sabendo disso, é importante compreender que o tempo máximo de estudo recomendado para uma única sessão de estudos é de 45 minutos, o que faz com que qualquer estudo, além disso, se torne menos eficiente. Isso acontece pela capacidade do cérebro de absorver e correlacionar informação.

Em épocas de apenas fixação, uma, no máximo duas sessões de estudo de 45 minutos devem ser mais que suficiente, ou seja, você perderá, no máximo, duas horas por dia estudando fora da sala de aula.

Outro ponto importante é não focar em um único assunto, quando estiver estudando para prova, além de estudar mais o que você tem dificuldade do que o que você tem facilidade. Exercitando mais as suas fraquezas você pode se tornar um concorrente mais qualificado, evitando notas muito baixas em qualquer matéria e se esforçando para realmente se destacar nas suas matérias com mais facilidade.

Como organizar os estudos para redação?

A redação exigida a na grande maioria dos concursos, provas e vestibulares têm muita relação com os acontecimentos recentes, especialmente sociais e políticos. Se você já tem o hábito de se manter informado do que está acontecendo no Brasil e no mundo, e sabe que precisa ver mais de um canal de tv, revista ou veículo de internet para ter uma opinião mais exata, você sabe que terá muito mais facilidade e sucesso nesse quesito.

Além disso, ler redações que tiveram pontuação máxima ou similar e aprender suas técnicas é algo de extrema importância. Use um “ciclo de estudos” para estudar as técnicas de redação e mais um apenas para produzir um texto. Faça, ao menos, um texto a cada dois dias, para pegar o costume.

Outra técnica imbatível é o simulado. Faça simulados ao menos uma vez por semana quando estiver estudando para o vestibular ou concurso.

Conclusão

Com essas dicas, organizar seus estudos será algo muito mais fácil, tranquilo e adaptável à sua rotina.

Por fim ja falamos em outro artigo sobre como ganhar dinheiro trabalhando de casa

Sugestões e dicas deixe nos comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *