Como começar o seu controle financeiro pessoal

Um bom controle financeiro faz com que você se preocupe menos com as contas do mês e te prepara para as contas futuras, além de te ajudar a se programar para realizar projetos e conquistas, como aquela viagem na cidade que você quer tanto conhecer ou comprar aquele carro novo.

 

Quer aprender como conquistar o seu controle financeiro pessoal? Neste artigo, vamos apresentar 5 dicas para você começar a mudar seus hábitos e conquistar a tão sonhada saúde financeira.

 

O que é controle financeiro pessoal?

O controle financeiro é o hábito de organizar todos os gastos e ganhos mensais, considerando as contas fixas. É importante seguir esse hábito, pois muitas pessoas não conseguem controlar as finanças por não saberem como e quanto estão gastando por mês.

controle financeiro

Como organizar suas finanças

Planejar e organizar suas finanças é fundamental para conseguir tirar os seus sonhos do papel, e ainda sobrar dinheiro no final do mês. Para isso, é preciso inserir alguns hábitos em sua rotina, e é sobre eles que falaremos abaixo:

 

1- Foque em pagar as dívidas

Para conquistar a saúde financeira, é preciso acabar de vez com as dívidas. Contas em atraso geram maior custo, que vai crescendo cada vez mais devido aos juros, se tornando uma bola de neve cada vez mais gigante. Se você não possui, já está no caminho certo para iniciar o controle de suas finanças pessoais. Procure entrar em contato com o banco para renegociar ou parcelar a sua dívida e evitar que mais juros se acumulem, você pode conseguir um ótimo desconto e tirar o seu nome do vermelho pagando muito menos do que o esperado.

 

2- Conheça sua renda real

Um erro bastante comum é achar que a sua renda é o valor do seu salário, e ignorar todos os descontos de impostos, vales, planos de saúde e outros tipos de benefícios. É preciso saber o real valor que você recebe todos os meses com os descontos, ou seja, o seu salário líquido. Este valor é a sua renda real.

Se você possui um valor “extra”, como um aluguel de imóvel próprio, este valor também entra na sua renda real. Desconsidere valores que não se repetem fixamente, como a venda de algum bem, por exemplo.

Vale dizer que você pode utilizar essa renda “extra” em uma poupança ou investimento, assim, você evita gastos supérfluos por ter recebido um dinheiro a mais.

 

3- Entenda o seu custo de vida

Liste todos os seus custos fixos, como água, luz, aluguel, internet etc, independente se possuem o mesmo valor ou uma pequena variação todos os meses. O valor médio de todas essas contas mensais é o seu custo de vida. É importante ter esse valor claro em sua mente como uma parte que já está comprometida em sua renda mensal.

 

4- Separe seus gastos por tipo

Após identificar o custo de vida, é hora de separar os gastos por tipo, assim, fica mais fácil de entender onde você está gastando mais dinheiro. Em uma folha de papel ou em um bloco de notas do seu aparelho celular, divida o espaço em colunas como moradia, saúde, supermercado, lazer, entre outras. Identifique o valor em dinheiro e o percentual utilizado em cada uma delas, assim, você consegue ter um parâmetro de quanto está gastando e onde mais está utilizando o seu dinheiro.

Aproveite para criar uma categoria para colocar gastos mensais que podem ser evitados, como roupas novas, salão de beleza, jantares, cinema, baladas etc. Muitos deles atrapalham o seu orçamento e são o motivo de você ficar sem dinheiro no final do mês.

 

5- Identifique onde você pode economizar

Ao separar seus gastos mensais por categorias, fica mais fácil identificar onde é possível economizar. As medidas tomadas são de acordo com as suas necessidades e possibilidades, é onde você deve refletir se é mesmo necessário gastar com táxi e aplicativos ao invés de ir de ônibus ou a pé a determinado local, se é possível fazer um lanche ao invés de pedir em um restaurante online, entre outras coisas. Economizar é uma chance de juntar dinheiro para realizar seus sonhos e vontades ou até mesmo começar a investir.

 

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso blog para conhecer outras dicas de gestão financeira pessoal. Não esqueça de compartilhar esse artigo com quem precisa.



Analice Gomes é Jornalista e redatora, sendo presente na área ha anos atuando em variso sites na Internet. Aqui ela é responsavel por varias seções de noticias sempre com seu toque especial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *