Artesanato vira oportunidade de renda no pós pandemia

Veja como o artesanato tem feito com que pessoas se reinventem no cenario pós pandemia e pode ser uma excelente fonte de renda.

Que a crise da pandemia do corona virus afetou nossa sociedade não só no modelo de vida, mas tambem na economia e sobrevivência, é claro e evidente. Mas a crise tambem gerou oportunidades onde as pessoas tiveram que se virar. Qualquer pessoa com uma loja ou pequeno negócio teve que se adaptar para ser autossuficiente. E uma dessas adaptações é que a crise econômica levou mais empreendedores para o mundo digital.Com o nicho do artesanato isso não foi diferente e agora temos no pós pandemia, muitas pessoas vivendo da sua arte e comercializando pela internet. No artigo a seguir, voce vai entender como o artesanato pode se transformar em sua atividade principal de renda e quais áreas estão mais aquecidas. Passado o grande impacto econômico dos primeiros meses de 2020 por conta do fechamento das lojas físicas e cancelamento das feiras e eventos do setor de insumos para arte, artesanato e artes manuais, apontam retomada segundo dados de associações de artesões:

  • As empresas que demitiram funcionários no início da pandemia já estão contratando novamente.
  • Para 65% dos entrevistados, a introdução do WhatsApp como canal foi a nova função que mais gerou receita.
  • 80% dos proprietários de empresas (de qualquer tamanho) tiveram um aumento ou um volume de vendas online sustentado.
  • Quase 70% viram um aumento nas vendas dos canais online
  • Lenços e papéis ainda são uma lista dos itens mais procurados no mercado desde o início da pandemia.
  • 65,7% têm novos clientes

Artesanato como oportunidade de renda

artesanato

O ofício do artesanato pode ser definido como um complexo de atividades manuais por meio das quais as pessoas manifestam a criatividade espontânea (PEREIRA, 1979, p.21). As atividades artesanais são aquelas em que as características do produto final dependem em grande medida da habilidade do trabalhador. O trabalho pode ser totalmente manual ou pode contar com a ajuda de alguns instrumentos.

O que estudar para fazer artesanato?

Existem ótimos cursos na internet que podem te ajudar, basta escolher a área em que deseja trabalhar

Encadernação e álbuns – Com as festas virtuais, essas lambranças ficaram na moda, por ser um presente sentimental e que transmite bons momentos. Além disso não é algo que sai caro e todos podem presentear. É muito simples encontrar um curso de encadernação interessante na internet

Peças em Biscuit – Bonequinhos, enfeites e lembrancinhas dessas peças andam em alta. Principalmente para nascimento de bebês onde não está sendo possivel visitar o recém nascido, pode ser uma excelente ideia onde investir. E existem vários cursos disso na internet.

Aquarela em tecido – peças como lenços e panos tem tido muita procura, pois são uma lembrança útil para o dia a dia.

Patchwork – peças de patchwork tambem tem sido muito requisitadas, ainda mais com as pessoas decorando o home office, para deixar o ambiente de trabalho mais agradável.

Como vender minhas peças?

Bom, nos dias de hoje tudo está mais facilitado. Você pode vender pelo whatsapp, pelo instagram ou facebook. Tambem pode tirar fotos das suas peças e colocar no pinterest. Enfim, as possibilidades são enormes e você nem precisa gastar nada fazendo propaganda, pode inicialmente divulgar de forma gratuita em grupos da sua cidade por exemplo.

Conclusão

Esperamos que as informações sejam úteis e que te ajudem a evoluir no seu ofício com o artesanato.

Já falamos em outro artigo sobre o setor de presentes que também anda reaquecido.

Novidades iremos adicionar na materia em breve!

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários

Analice Gomes é Jornalista e redatora, sendo presente na área ha anos atuando em variso sites na Internet. Aqui ela é responsavel por varias seções de noticias sempre com seu toque especial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *