É preciso estar atento à saúde da pessoa idosa para garantir qualidade de vida e bem estar. Saiba quais os problemas que mais afetam essa idade e o que fazer.
A terceira idade é uma fase muito significativa na vida de uma pessoa e das pessoas ao seu redor. Os idosos tendem a querer mais seu espaço para ter tranquilidade e calma.
Porém, não podemos abandonar as pessoas que tanto amamos, a fase de envelhecimento pode trazer alguns problemas, por isso é preciso prestar atenção nos sinais.
Para garantir total qualidade de vida da pessoa idosa e que sua saúde esteja em dia, é importante conhecer quais são os principais problemas enfrentados pelas pessoas nessa idade.
Leia Tambem – Veja como funciona a restauração auditiva
Quais os principais problemas de saúde associados à terceira idade?
Você vai saber a seguir pontos importantes para prestar atenção e garantir a saúde do seu familiar ou amigo idoso. Veja:
Visão
Com o passar dos anos podemos ter a qualidade de nossa visão reduzida, na verdade a partir dos 40 anos já é algo notado pela grande parte da população. Isso vai piorando na fase de envelhecimento e os problemas de visão na terceira idade são maiores.
É preciso que os familiares se atentem a qualidade da visão da pessoa idosa, perceber se há dificuldade para fazer leituras, para assistir televisão ou até mesmo para realizar tarefas simples do dia a dia.
Isso tudo pode representar a necessidade do uso de óculos para melhorar a qualidade de vida do indivíduo e também para garantir a sua segurança. Além disso, algumas doenças oculares podem acometer as pessoas mais velhas e precisam de tratamento.
Principais doenças oculares que afetam os idosos
Veja quais são as doenças que podem afetar a pessoa idosa e levar até mesmo a cegueira:
- Catarata atinge o cristalino do olho, a visão embaçada, nublada ou duplicada, causa sensibilidade ao brilho e dificuldade para enxergar;
- Deslocamento da retina: considerada emergência, precisa ser tratada o quanto antes, causa manchas escuras, flashes de luz na visão e pode levar a perda da visão;
- Glaucoma: doença crônica que mais causa cegueira no mundo, no começo não há sintoma e nos estágios avançados causa dor nos olhos e na cabeça, visão turva e escurecida;
- Degeneração macular relacionada à idade (DMRI): atinge a mácula responsável pelo centro da visão, causando distorção, manchas e pontos escuros na visão;
- Retinopatia: atinge a retina do olho, pode ser derivada da diabetes ou da hipertensão, a visão fica embaçada ou distorcida;
Essas são só algumas das doenças que afetam a visão da pessoa idosa. Para evitar esses problemas é importante um acompanhamento médico.
Audição
Outro sentido que pode ser comprometido com o envelhecimento é a audição. Chamada de presbiacusia, a perda de audição em idosos pode ocorrer por causa de algumas doenças como por exemplo a diabetes e a hipertensão.
Para diagnosticar a perda de audição em idosos é preciso que os familiares estejam atentos a mudanças de comportamento dessas pessoas, pois muitas vezes eles não admitem a necessidade de tratamento.
Alguns comportamentos que podem demonstrar dificuldade auditiva são a impaciência, dificuldade de concentração, falta de colaboração, mau humor e demora para atender chamados.
Isso porque a audição influencia também na organização da fala, sofrendo para lidar com isso, os idosos acabam se isolando, ficando desmotivados e até mesmo levando a depressão.
Como melhorar a audição do idoso?
Para evitar problemas assim e dar mais qualidade de vida ao idoso é recomendado buscar ajuda de um médico especialista. Ele poderá encaminhar qual o melhor tratamento.
Muitas vezes é necessário o uso de aparelhos auditivos, esses equipamentos devolvem a qualidade de vida a pessoa com perda de audição.
Aparelhos modernos e confortáveis podem ser encontrados em loja de aparelhos auditivos, existem diversos tipos para melhor adaptação e necessidade do usuário.
Doenças crônicas
Outro ponto importante na saúde dos idosos que merece atenção é o desenvolvimento de doenças crônicas. Entre as doenças mais comuns nessa fase da vida estão a diabetes, a hipertensão arterial, osteoartrite, doença de Alzheimer, doença de Parkinson, entre outras.
Um diagnóstico precoce dessas doenças colabora para um tratamento mais eficaz, por isso é muito importante o acompanhamento médico das pessoas na terceira idade.