4 benefícios da corrida para manter a saúde física

Você veste seu shorts Adidas masculino, tênis de corrida e uma camiseta que ajude a liberar o suor e vai correr. Depois de alguns quilômetros e muito cansaço, se pergunta por que exatamente você faz isso. Afinal, por que passar por essa situação? Na verdade, existem muitos benefícios da corrida para manter a saúde física e mental do seu organismo. Portanto, vale muito a pena fazer esse esforço!

Atualmente, a OMS recomenda a prática de 300 minutos de atividades físicas por semana para levar uma vida mais saudável. Isso é o equivalente a cerca de 1 hora de atividade física de segunda a sexta, por exemplo. Vale qualquer tipo de atividade: desde o futebol com os amigos até corrida ou malhação na academia. O importante é manter o corpo ativo. No entanto, existem certos elementos que devem estimular você a correr.

Quer conferir quais os benefícios da corrida para manter a saúde física? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

4 benefícios da corrida para manter a saúde física e mental

corrida beneficios

1. Combate a depressão e ansiedade

Correr libera hormônios importantes para o combate da depressão, como a endorfina e a dopamina. Não só exercício físico libera esses componentes químicos, mas a superação dos obstáculos e o sucesso evolutivo da corrida também.

O aumento da circulação sanguínea e atividade respiratória são responsáveis por controlar os sintomas de ansiedade, diminuindo a carga de estresse e permitindo pensar com mais clareza.

A depressão e a ansiedade são doenças crônicas que afetam grande parte da nossa população. Por isso, é importante tentar diversas maneiras diferentes, de tentar afastá-las ou, no mínimo, de reduzir seus sintomas.

Além do uso de remédios prescritos por médicos especialistas, é essencial a prática de atividades físicas como a corrida. Isso porque correr libera hormônios positivos em nosso corpo, que aumentam a sensação de bem-estar e felicidade.

Para completar, a corrida tem um efeito pseudo-terapêutico. Não é o equivalente a uma terapia real, mas ajuda a aliviar bastante o estresse do corpo e a clarear a mente. Isso deixa nosso estado emocional sob controle, sem tantos picos de nervosismo. Na prática, é como preparar o terreno para que não seja tão fácil da depressão e da ansiedade nascerem.

2. Regula o sono

Além dos motivos citados acima, a atividade física intensa ajuda a regular o sono por ajustar o metabolismo. Ao finalizar uma corrida, você se sente mais disposto, ao invés de mais cansado, devido à adrenalina correndo pelo seu corpo. Isso faz com que você se encontre mais alerta, animado e pronto para encarar desafios.

Já ao final do dia, seu corpo está processando toda a atividade da musculatura e da circulação sanguínea, e isso faz com que ele se encontre relaxado e pronto para uma boa noite de sono.

Então se você sofrer de insônia, lembre-se de correr e fazer exercícios intensos na parte da manhã, para que seu corpo não fique agitado à noite. Com o tempo, ficará muito mais fácil ter hábitos de sono mais tranquilos e saudáveis.

3. Ajuda a prevenir problemas cardiovasculares

As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no Brasil e no mundo. Muitos problemas do coração surgem a partir de problemas de circulação sanguínea. A corrida promove aumento da circulação em todo o corpo, processa o colesterol de forma mais eficiente e aumenta a capacidade respiratória, e por consequência, a capacidade de bombeamento do sangue. Todos esses fatores contribuem para evitar problemas cardíacos no futuro.

Mas se você já tem alguma doença respiratória ou cardiovascular, faça acompanhamento médico intenso antes de iniciar na corrida, pois a sobrecarga do exercício pode intensificar problemas preexistentes. Por isso, é importante ter o apoio médico sempre que você decidir começar a correr.

4. Fortalece a musculatura

Assim como qualquer exercício físico intenso, a corrida fortalece a musculatura do corpo. Esse tipo de atividade exige o uso de todos os músculos e trabalha a capacidade de carregar o próprio peso. Desde o avanço na velocidade, até a capacidade de manter o ritmo, cada ação é realizada por uma parte diferente do corpo, inclusive de seus órgãos.

A musculatura fortalecida, além da questão estética, traz benefícios como a prevenção de problemas na coluna, melhora de postura, menos dores nas pernas e braços e bem-estar geral.

Pronto! Agora que você já viu esses benefícios da corrida para manter a saúde física e mental, é hora de colocar esse conhecimento em prática e começar a correr. No início, será muito difícil se manter motivado para a atividade. No entanto, com o tempo, essa ação começa a se tornar um hábito (são necessários 66 dias para isso!) e os hormônios positivos começam a fazer você querer correr cada vez mais.

E aí, gostou do conteúdo? Então comente abaixo dizendo se você já teve ou tem alguma experiência com corrida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.