Quais as Benefícios Mentais dos Esportes?

Os benefícios mentais do esporte e da atividade física não podem ser exagerados. O esporte sempre foi conhecido por seus benefícios físicos.

Nos últimos anos, pesquisas também descobriram que a participação em esportes também pode afetar positivamente sua saúde mental.

Para obter mais informações sobre como a atividade física afeta especificamente sua saúde mental e bem-estar, continue lendo para saber mais sobre todos os benefícios mentais do esporte, feito em conjunto com o site Senhor Esporte.

Quais as Benefícios Mentais dos Esportes?

beneficios mentais dos esportes

Melhora do humor

Quer uma explosão de felicidade e relaxamento? É hora de experimentar atividade física!

Quer você esteja praticando esportes, malhando em uma academia ou fazendo uma caminhada rápida, a atividade física ativa substâncias químicas cerebrais que fazem você se sentir mais feliz e relaxado.

Os esportes coletivos, em particular, oferecem uma chance de relaxar e se envolver em um desafio satisfatório que melhora seu condicionamento físico.

Eles também fornecem benefícios sociais, permitindo que você se conecte com colegas de equipe e amigos em um ambiente recreativo.

Melhora da concentração

A atividade física regular ajuda a manter suas principais habilidades mentais afiadas à medida que envelhece. Isso inclui pensamento aguçado, aprendizado e bom senso. A pesquisa mostrou que fazer uma mistura de atividades aeróbicas e de fortalecimento muscular é especialmente útil.

Participar desse tipo de atividade três a cinco vezes por semana por pelo menos 30 minutos pode fornecer esses benefícios à saúde mental, que durarão com a idade.

Redução do estresse e da depressão

Quando você está fisicamente ativo, sua mente se distrai do estresse diário. Ser ativo pode ajudá-lo a evitar ficar atolado em pensamentos negativos. O exercício reduz os níveis de hormônios do estresse em seu corpo.

Ao mesmo tempo, a atividade física estimula a produção de endorfinas . Estes são levantadores de humor naturais que podem ajudar a manter o estresse e a depressão sob controle.

As endorfinas também podem deixá-lo mais relaxado e otimista após um treino duro no campo. Os especialistas concordam que, para determinar a relação entre esportes e depressão, eles precisam de mais pesquisas.

Melhora do sono

O esporte e outras formas de atividade física melhoram a qualidade do sono. Ele faz isso ajudando você a adormecer mais rápido e aprofundando seu sono.

Dormir melhor pode melhorar sua perspectiva mental no dia seguinte, além de melhorar seu humor. Apenas tome cuidado para não praticar esportes muito tarde. As práticas noturnas poucas horas antes de dormir podem deixá-lo com muita energia para dormir!

Manutenção do peso saudável

É recomendado por médicos a participação em esportes como uma forma saudável de manter o peso.

Esportes individuais, como corrida, ciclismo e levantamento de peso, são formas particularmente eficazes de queimar calorias. Ficar dentro de uma faixa de peso recomendada reduz a probabilidade de desenvolver diabetes, colesterol alto e hipertensão.

Melhora da confiança

O exercício regular que acompanha o esporte pode ajudar a aumentar sua confiança e melhorar sua autoestima. À medida que sua força, habilidades e resistência aumentam por meio da prática de esportes, sua autoimagem também melhora.

O esporte proporciona uma sensação de domínio e controle, o que muitas vezes leva a um sentimento de orgulho e autoconfiança. Com o vigor e a energia renovados que vêm da atividade física, é mais provável que você tenha sucesso em tarefas fora do campo de jogo, assim como dentro dele.

Estímulo da liderança

Esportes coletivos, como futebol, beisebol e basquete, são terrenos férteis para traços de liderança. Estudos feitos em escolas secundárias revelam uma correlação entre participação em esportes e qualidades de liderança.

Devido à oportunidade de treinar, tentar, vencer ou perder juntos, as pessoas envolvidas em esportes são naturalmente mais inclinadas a adotar uma “mentalidade de equipe” no local de trabalho e em situações sociais. A mentalidade de equipe leva a fortes qualidades de liderança ao longo do tempo.

Confira: O que é esporte de aventura?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *