7 benefícios para investir em imóveis em 2022

O mercado imobiliário é um dos mais rentáveis e ao mesmo tempo seguros e não é de hoje que se destaca como investimento. Nos últimos anos, a construção civil vem crescendo significativamente, o que impacta de forma direta o setor de imóveis. Como consequência, muitos procuram uma imobiliária a fim de investir nesse segmento. No entanto, é comum que, por exigir uma certa quantia de dinheiro, as pessoas fiquem em dúvida se realmente vale a pena. Então, pensando em te ajudar, separamos para o post de hoje 7 benefícios de investir em imóveis em 2022. 

  1. Acesso a linhas de crédito

 

Um dos principais benefícios de investir em imóveis em 2022 é o acesso às linhas de crédito. Isso porque, com a pandemia do COVID-19, muitos bancos e instituições facilitaram o processo de aprovação do financiamento, contribuindo de forma significativa com o mercado imobiliário. Ainda que a taxa básica de juros Selic tenha aumentado do início do período para cá, isso não é algo ruim, visto que os bancos estão mais abertos às negociações e conversas. Portanto, se pretende realizar um financiamento para investir em imóveis, esse continua sendo um bom momento. 

 

  1. Boa imagem do mercado

 

É fato que uma das principais características do mercado imobiliário é a segurança, mesmo em períodos de baixa. Nesse sentido, ao investir em imóveis em 2022, 2023 ou qualquer ano, é importante deixar claro que você terá muita segurança tanto na transação, se contar com a ajuda de uma imobiliária, quanto na valorização. Afinal, a aquisição de um imóvel dificilmente não será rentável para um investidor e, mesmo se quiser adquirir um imóvel para uso próprio, a longo prazo a valorização é significativa, podendo até mesmo dobrar de valor depois de um certo período. 

 

  1. Valorização e preservação de patrimônio

 

Diretamente ligado com o tópico anterior, além de seu imóvel se valorizar no futuro e render bons frutos, esse investimento também promove outro tipo de segurança. Isso porque, sabemos que pode levar um tempo para que a valorização aconteça, pois depende da situação e realidade da unidade, região, etc. Contudo, é fato que vivemos em um cenário em que é mais do que possível adquirir imóveis de qualidade, com um valor mais baixo e assim vendê-los no futuro quando a valorização atingir o ponto máximo. Mas, tenha em mente que, para isso acontecer, é importante ficar de olho nas oportunidades do mercado e contar com a ajudar de profissionais especializados. 

 

  1. Renda passiva

 

Outro grande benefício de investir em imóveis em 2022 é a renda passiva para quem quer complementar a principal. Afinal, existe a possibilidade de alugar ou vender as casas e apartamentos adquiridos. Com isso, ao mesmo tempo que você investe em algo sólido e com diversos benefícios, ainda terá uma renda extra. Inclusive, existem excelentes oportunidades de casas e apartamentos que estão bem localizados, ou seja, em regiões em que a demanda por moradia é alta. Com isso, você consegue facilmente alugar ou revender um imóvel. 

 

  1. Diversificação da carteira de ativos

 

Para investidores que têm afinidade com outros tipos de investimentos, especialmente no mercado financeiro, o investimento em imóveis continua sendo algo interessante. Isso porque, o imóvel é uma aplicação segura quando comparado com a bolsa de valores, por exemplo, mas ao mesmo tempo é considerado mais arriscado que um título de renda fixa. Dessa forma, você consegue diversificar seus investimentos, criando uma carteira que atenda as necessidades de segurança, mas sem deixar de lado o bom rendimento. 

 

  1. Segurança patrimonial

 

Vale lembrar ainda que o investimento em imóveis é uma forma de garantir maior segurança para seu patrimônio. Como falamos, quando comparado com investimentos de mercado financeiro, ou você arrisca muito ou não arrisca nada. Com o mercado imobiliário, mesmo em situações em que o cenário não esteja favorável e não haja grande procura, é quase impossível que o imóvel se desvalorize, a não ser que não seja bem cuidado. Portanto, com frequentes correções nos valores, a valorização aumenta, evitando então que o investidor perca seu dinheiro a longo e médio prazo. 

 

  1. Valorização de regiões 

 

Por fim, não podemos deixar de lembrar ainda que para maximizar os benefícios citados, é importante saber aproveitar a valorização da região de uma cidade. Justamente por isso, devemos reforçar a contratação de profissionais qualificados, pois com sua experiência de mercado, eles saberão os lugares com melhor custo-benefício e maior potencial de valorização. Lugares próximos de comércios, universidades e bairros que sejam mais afastados do agito central contam com um excelente potencial de valorização, visto que a demanda por essas regiões aumenta a cada dia que passa. Contudo, ter um olhar apurado ainda ajuda a encontrar ainda mais oportunidades. 

 

Então, agora que você conhece alguns dos principais benefícios de investir em imóveis em 2022, já pode se organizar e procurar uma imobiliária. Lembre-se que ter um bom planejamento é fundamental a fim de garantir as melhores oportunidades. 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *