Por estar localizado na região sul, muitos veem o estado de Santa Catarina como um local para passar as férias de inverno. No entanto, além da serra, ele ainda abriga verdadeiros paraísos tropicais que merecem ser visitados e apreciados por todos. O litoral catarinense é recheado de vegetação preservada, areia fofa e águas claras, sendo muito democrático e ideal para diferentes públicos. Mas, com tantas opções, sabemos que pode ser difícil criar um roteiro. Então, para te ajudar, no post de hoje vamos falar sobre 6 praias de Santa Catarina que você não pode deixar de conhecer.
Leia Tambem – Veja como fazer Aluguel de ônibus no Rio de Janeiro
Praias para conhecer em Santa Catarina
- Praia Brava, Itajaí
A Praia Brava é uma das mais famosas e movimentadas do estado de Santa Catarina. Conhecida por suas belezas naturais, envolta por muito verde, além de mar aberto de águas limpas, ela é uma excelente opção. Além de fácil acesso, a região conta com infraestrutura completa para receber os turistas e novos moradores. Inclusive, justamente pela qualidade de vida e estrutura do local, muitos investidores e pessoas que buscam maior bem-estar, procuram uma imobiliária em Itajaí a fim de encontrar o imóvel ideal.
Os morros cobertos por Mata Atlântica ajudam a compor a paisagem belíssima da praia. Suas águas são claras e refrescantes e suas ondas atraem muitos surfistas em busca da onda perfeita. Enquanto no verão o calor costuma ser intenso, no inverno as temperaturas são mais amenas, mas nada de frio exagerado. Isso faz com que ela seja ótima para ser visitada durante todo o ano.
Além de esportes aquáticos, como surf, jet-ski e kite-surf, a Praia Brava também abraça aqueles que desejam apenas relaxar na areia e vários bares oferecem espreguiçadeiras para os clientes descansarem com total conforto.
- Praia da Guarda do Embaú, Palhoça
Ela está localizada em um dos pontos mais alternativos e paradisíacos do litoral catarinense, com faixa de areia branquinha cercada de águas verdes. Os principais frequentadores da região são surfistas e turistas que querem ter maior contato com a natureza preservada. A região fica ao lado do Parque Estadual Serra do Tabuleiro e o acesso é por meio da Estrada da Pinheira. Mas, para chegar até a praia de fato, é necessário atravessar o rio Madre. A travessia pode ser feita a nado, como muitos fazem, ou em barquinhos que estão sempre ali para atender os turistas.
- Praia do Campeche, Florianópolis
Localizada no sul da Ilha de Floripa, a Praia do Campeche tem um visual incrível, com costão, área verde e águas cristalinas. Ela é point de amantes de esportes, pois as condições da região favorecem a prática de surf e kite-surf. Além disso, ela é ideal para quem gosta de caminhar, visto que é possível conhecer a Praia da Joaquina e o Morro das Pedras em seus 3 quilômetros de extensão. Outra atração muito procurada ali é a Ilha do Campeche, um verdadeiro paraíso que pode ser acessado apenas por barco.
- Praia do Rosa, Imbituba
Ela já foi considerada pelo jornal britânico The Guardian como uma das dez melhores praias do mudo e possui aproximadamente 3 km de extensão, que se dividem entre Rosa Norte, Lagoa do Meio e Rosa Sul. Enquanto a primeira é mais frequentada por surfistas e público mais jovem, a segunda tem mar menos agitado, atraindo mais famílias com crianças e casais. Já a Rosa Sul é a parte com maior infraestrutura, com bares e barracas que oferecem boa comida.
- Praia da Ferrugem, Garopaba
A Praia da Ferrugem é uma das mais movimentadas em Garopaba devido à sua versatilidade. De um lado, as águas são calmas e do outro mais agitadas. Dessa forma, ela é ideal tanto para quem quer relaxar ou brincar com crianças, quanto para fãs de esportes aquáticos, como o surf.
Além disso, para quem gosta de trilhas, existe uma trilha que liga a praia da Ferrugem à Praia do Rosa com 12 km de extensão. O caminho passa por várias outras praias desertas e é considerado de dificuldade média e relativamente longo. Justamente por isso, é recomendado realizar o percurso com um guia.
- Praia Retiro dos Padres, Bombinhas
Essa é uma das praias mais buscadas pelos turistas em Bombinhas. Com água bem transparente, pedras a beira-mar, sombra de árvores e muito verde no entorno, a Praia Retiro dos Padres não poderia ser mais brasileira. Além disso, serviços como restaurantes, estacionamento e pousadas são facilmente encontrados e de ótima qualidade. Ainda que seja uma praia pequena, com pouco menos de 300 metros de extensão, ela é a maior do que chamam de Ponta da Sepultura, que engloba as praias da Sepultura e Lagoinha.
Então, agora que você sabe mais sobre o litoral catarinense, já pode criar seu roteiro de viagem. Todas as praias são ótimas e você deve escolher as que mais se adequam ao seu estilo e objetivos.