5 pontos para prestar atenção durante a cotação de seguro

A cotação de seguro é o passo inicial do processo para aumentar a segurança diária, mas também é um momento que requer muita atenção para evitar pegadinhas e eventuais surpresas no contrato. Então se você quer saber 5 pontos que merecem atenção durante a simulação do seu seguro, continue lendo esse conteúdo e tire todas as suas dúvidas!

Nesse conteúdo nós estamos tomando como base o seguro de carro, mas essas dicas são importantes e aplicáveis nos outros tipos que você pode contratar também.

1. Coberturas disponíveis

Para saber se este é o melhor serviço para você, este é o primeiro passo que você deve prestar atenção. Afinal, é dessa maneira que você vai analisar se tudo o que você deseja está incluso no contrato ou se falta algo.

A ideia é bem simples: enquanto cotar o seguro, provavelmente chegando ao final do processo, será possível conferir tudo o que está disponível como proteção para você. Então analise de forma minuciosa e confirme se tudo o que você deseja está presente ou se será necessário solicitar com a seguradora.

2. Se há fidelidade ou carência

Esses dois termos merecem muita atenção, seja na modalidade de seguro online ou convencional. O primeiro diz respeito a uma série de benefícios que você pode ter caso se mantenha com a seguradora, podendo ganhar benefícios e descontos.

Já o segundo é um que requer atenção já que diz respeito a um período o qual você não poderá solicitar algum serviço com a empresa. Normalmente ele dura 30 dias, mas também existem opções de seguro que não tem nenhum tipo de carência.

3. Duração do contrato

Somado ao ponto anterior, essa recomendação para a cotação de seguro online tem uma ideia muito simples: saber se o contrato terá a duração de um ano (que é a opção mais normal), de seis meses ou de um mês. Esse é um fator importante à medida em que, se você quiser cancelar o seu plano, será necessário pagar uma multa referente ao restante do tempo da sua apólice causado por uma quebra de contrato.

Mas se for um plano mensal, basta esperar até o final do mês e você não precisa se preocupar com multas, isso caso não seja um seguro por assinatura (modalidade que também está disponível no mercado), onde você pode cancelar no momento em que quiser.

4. Possibilidade de receber reembolso e se há franquia

Você sabia que, dependendo do que acontecer enquanto você está no trânsito, é possível receber o reembolso do seguro e contar com a franquia de seguro para realizar um conserto? Esse é um fator que deve ser analisado já que são formas de evitar prejuízos.

O primeiro é uma indenização, normalmente feita quando você tem o seu carro furtado ou sofre perda total, e o segundo é a coparticipação, onde você e a seguradora entram com a quantia necessária para a manutenção do seu veículo.

Em ambos os casos é importante saber qual é o montante máximo, ou seja, qual é a porcentagem da FIPE que você vai receber como reembolso e qual é o valor da franquia para entender quanto será necessário aplicar e quais são os casos em que não compensa acionar a franquia.

5. Prêmio do seguro

Chegando ao último ponto importante na cotação do seu seguro auto, um fator fundamental é saber qual é o preço do seguro. Aqui não tem erro: ao finalizar a sua cotação, você pode analisar o preço para manter o plano ativo. Se for uma quantia dentro do seu orçamento, basta seguir em frente e fechar o contrato. Mas se for muito acima, basta cotar com outra opção e encontrar a melhor opção para você!

Mas agora que você já sabe ao que se atentar na cotação de seguro, confira o nosso blog para conhecer mais dicas que vão aumentar a proteção do seu carro!



Analice Gomes é Jornalista e redatora, sendo presente na área ha anos atuando em variso sites na Internet. Aqui ela é responsavel por varias seções de noticias sempre com seu toque especial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *