Terapia psicológica: benefícios para o corpo e a alma

Fazer terapia faz bem para o corpo e para a alma. Nos ajuda a saber quem realmente somos, quais nossas fraquezas e nossas forças, ajuda a dormir melhor, a amenizar sintomas físicos da ansiedade e da síndrome do pânico. 

Mas não é só isso. Fazer terapia ajuda em diversos aspectos da vida. Conheça abaixo quais os principais benefícios que a terapia pode trazer para você. 

Autoconhecimento

A terapia psicológica permite a cada um de nós saber quem realmente somos. O que queremos, quais nossos objetivos de vida, o que é mais importante, o que realmente valorizamos. 

Com a ajuda de um psicólogo, somos capazes de mergulhar em profundo processo de autoconhecimento, fazendo perguntas que só nós conseguiremos responder de forma sincera, trazendo alívio para dúvidas que fazem parte de nosso cotidiano. 

terapia

Conectar-nos com nossas emoções

A correria do dia a dia traz uma torrente de emoções, como raiva, medo, ansiedade, insegurança. Esses sentimentos acabam tolhendo nossas capacidades, impedindo nossa evolução profissional ou prejudicar nossa produtividade. 

Com a terapia psicológica é possível não apenas identificar e reconhecer esses sentimentos, como direcioná-los de forma a que eles não prejudiquem nosso cotidiano, nos ajudando também a entender como lidar com cada um deles. 

Regular as emoções

Se identificar os sentimentos é complicado, aprender a regular e lidar com cada uma das emoções que sentimos todos os dias é uma tarefa ainda mais difícil. 

Por diversos motivos nem sempre temos controle de cada uma delas, o que acaba prejudicando nossas relações pessoais e profissionais. Quantas vezes nos envolvemos em desavenças por estarmos de “cabeça quente”? 

Algumas vezes percebemos que essas emoções são exageradas, e que causam sofrimento em nós mesmos e nos outros. Em outros, infelizmente, não somos capazes de notar o mau que fazemos aos nossos semelhantes. 

Com a terapia psicológica, somos capazes não só de reconhecer essas emoções, mas também de lidar com elas e impedir que elas prejudiquem nossa evolução, pessoal e profissional. 

Desenvolver habilidades

A terapia psicológica ajuda não só a entender nossas emoções, mas também a desenvolver habilidades para levar uma vida saudável, produtiva e capaz de entender o que os outros estão sentindo, melhorando nossa empatia com o próximo. 

Esse tratamento torna possível ainda enfrentar as dificuldades que se apresentam ao longo de toda a vida, superando os obstáculos que surjam pelo caminho. 

Avaliar nossas crenças e dar um novo significado a elas

Durante toda nossa vida, aprendemos crenças e lições que adquirem um enorme significado, mas que, em algumas situações, tolhem nossa evolução, pois prejudicam nosso julgamento do que é certo ou errado. 

Com a terapia psicológica conseguimos não apenas avaliar a veracidade dessas crenças, como também somos capazes de dar um novo significado a muitas delas, tornando possível uma grande mudança  em nossa vida. 

Enfrentando mitos

Algumas vezes, por nossas próprias crenças, construímos mitos que nos impedem de evoluir pessoal e profissionalmente. Com a terapia psicológica, somos capazes de identificar esses mitos, enfrentando as pressões externas de forma que elas não tolham nossa evolução, nos permitindo crescer e nos tornar mais fortes. 

Gostaram das informações pessoal?

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *