Sistemas ERP – Confira as vantagens para seu negócio!

Entenda o que são os sistemas erp e quais vantagens podem trazer para sua empresa ou negócio, confira!

Nos dias de hoje, ainda mais no pós pandemia, a tecnologia tem auxiliado mais e mais empresários a gerirem seus negócios e terem mais dados sensíveis na hora da tomada de decisão. No artigo de hoje por exemplo, iremos tratar sobre os sistemas erp que ajudam bastante em tudo sobre seu negocio. Acompanhe e fique por dentro!

Sistemas ERP – Como funcionam?

Indo direto ao assunto, a sigla ERP significa Enterprise Resource Planning, ou em português, Sistema de Gestão Empresarial. Um ERP refere-se a um software que permite ao empresário gerenciar todas as áreas da sua empresa de forma integrada e em uma única plataforma.

sistemas erp

Um dos objetivos principais dessa ferramenta é a automatização de processos de cada área e o trabalho de forma sincronizada das informações em tempo real. Com um sistema de gestão integrado, o retrabalho, a duplicidade de tarefas e a dificuldade em encontrar informações relevantes são praticamente descartados da rotina empresarial, aumentando a produtividade e o compartilhamento de dados.  Um bom exemplo é um app para gestão de óticas por exemplo onde temos vários módulos necessárias para administrar o negocio, desde o fluxo de caixa, passando por estoque e outroas demandas de negocio.

Quais as vantagens de usar Sistemas ERP em seu negocio?

São várias, como por exemplo:

Automatizar tarefas 

Utilizando um ERP, diversas atividades que antes precisavam de uma alta demanda de trabalho são automatizadas.

Entre elas estão:

  • o controle das movimentações financeiras;
  • controle de estoque;
  • contabilidade;
  • gestão de clientes.

Melhoria do fluxo de informações na Empresa

Esses sistemas permitem concentrar todas suas tarefas em um lugar só, a adoção do ERP padroniza os procedimentos operacionais da empresa. Otimizando, assim, o fluxo de informações do seu negócio.

Dessa forma, é possível reduzir vários trabalhos desnecessários, aumentando a produtividade dos funcionários e melhorando a qualidade dos serviços do seu varejo.

Redução de Erros ou fraudes

inadimplência

O uso de um sistema ERP  proporciona um mapeamento integral dos processos da empresa. Decisões que envolvam a manutenção dos estoques e de compras de matérias-primas, para citar dois exemplos recorrentes nas empresas, podem ser tomadas com base nas informações geradas para a empresa pelo ERP.

Isso é essencial para impedir que compras mal planejadas sejam realizadas e que a empresa desperdice dinheiro e recursos com decisões mal planejadas.

Promove a Redução de custos na empresa

É importante ter em emnte que o uso dos sistemas de gestão ERP são fundamentais para cortar gastos na empresa, uma vez que o sistema reduz o desperdício de matérias-primas e outros desperdícios causados pela mapeamento inadequado de informações.

Até por isso, por promover uma visão mais próxima do negócio, gestores poderão evitar gastos extras com mão de obra, assim como a incidência de erros e retrabalhos na empresa.

Outro elemento relacionado à reção de custos é que os gestores têm mais certeza ao calcular os seus impostos, uma vez que o mapeamento financeiro das atividades é otimizado.

Considerações finais

Bem pessoal, esperamos que tenham gostado de conhecer os sistemas erp e como eles podem ser uteis e seus negocios, seja para administrar uma otica, administrar uma fbrica ou uma cocnessionaria de veiculos.

Por fim ja falamos em outro artigo sobre

Sugestões e dicas sobre gerenciamento podem ser deixadas nos comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *