Realize os seus sonhos: quatro dicas simples de empreendedorismo e produtividade

Seja qual for o ramo de atividade, o seu nível de experiência, sua idade… O empreendedorismo é sempre um desafio diário, com altos e baixos, vitórias e derrotas, que exige muita coragem, desenvoltura, criatividade e pensamento rápido.

E, claro, existem muitas maneiras de fazer o seu negócio dar certo, crescer e se expandir, e várias dicas de empreendedorismo por aí que te ajudam a superar todos esses desafios, e levar a sua empresa do seu quarto ou do home office para uma sala full time, e depois para um escritório próprio, e, quem sabe um dia, para um prédio todo só seu. 

 

Para te ajudar nessa jornada, separamos 4 dicas que parecem simples, mas que fazem toda a diferença nessa jornada, independentemente da fase em que ela se encontra. Continue lendo e confira!

Quatro dicas simples de empreendedorismo e produtividade

produtividade empreendedorismo

O ambiente faz toda a diferença

Muitas das maiores empresas do mundo começaram de pequenos lugares, como garagens, quartos em pequenos apartamentos e vários outros. E, claro, no início, a mentalidade do “fazer o que dá, onde dá” é muito válida.

 

Mas também é importante reconhecer a necessidade de expansão quando ela surgir, para o bem da sua empresa e de todos que trabalham nela. Foi pensando nessa necessidade que muitos espaços de coworking oferecem também um serviço conhecido como “salas privativas”, que são salas de escritório prontas e equipadas com toda a infraestrutura necessária para criar um ambiente de trabalho que ajuda a operação a crescer e se expandir. Investir em um espaço como esse pode ser o passo a frente que a sua empresa precisa para evoluir.

 

Anote tudo (tudo mesmo)

Não importa o quão excelente seja a sua memória, ela não é infalível. Por isso, é essencial que você sempre anote tudo, por mais que não pareça importante. Ideias, orçamentos, compromissos, planos, números de telefone… Ter tudo anotado não só ajuda a fixar a informação, mas também é útil para consultas futuras, tanto por você quanto por outras pessoas. Assim, sempre é possível entender o que aconteceu ou quando algo aconteceu — importantíssimo na hora de corrigir eventuais erros ou também de identificar acertos.

 

Planeje, planeje, planeje!

Essa dica se aplica para as mais diversas áreas da vida, mas em poucas ela é tão essencial quanto no empreendedorismo: planejamento é tudo. Planeje seu dia, suas metas, seus planos de ação, o que fazer quando as coisas estão dando certo, o que fazer quando as coisas estão dando errado, tenha um plano A, um plano B, um plano C e um plano D também. É sempre melhor estar mais preparado do que o necessário do que menos, e o planejamento te ajuda a ter uma visão mais clara de cada momento e de como passar por ele da melhor forma possível.

 

Encontre o equilíbrio

Empreendedores sabem como ninguém a importância do trabalho duro, da dedicação e da disponibilidade. Porém, sempre é válido lembrar que os momentos de descanso e desconexão também são essenciais para um negócio bem sucedido! Afinal, a energia para enfrentar todos os desafios só é adquirida através do descanso. Trabalhe bastante pelo período que achar necessário, mas entenda e respeite sua hora de parar. Seu corpo e sua mente agradecem!

Sugestões e dicas podem deixar nos comentarios!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.