Qual o impacto da inadimplência para a economia?

Nunca se ouviu falar tanto em inadimplência como nesses últimos 2 anos em que tivemos a pandemia. Sim, o aumento de inadimplentes foi assustador devido às consequências que a pandemia trouxe consigo.

Você sabe o que é uma inadimplência?

Um evento de inadimplência ocorre quando um ou mais termos de um contrato de empréstimo, compra ou venda são violados por uma das partes, seja ela pessoa física ou jurídica.

inadimplência

Quando um credor concede crédito a um mutuário, ambas as partes concordam com os termos do empréstimo por meio de um contrato de empréstimo.

 

Esses contratos de empréstimo geralmente incluem uma seção que define claramente o que constitui um evento de inadimplência da dívida, bem como quais direitos o credor tem para remediar a inadimplência.

 

Certos eventos, condições ou circunstâncias podem ser consideradas uma quebra de contrato e, portanto, um evento de inadimplência da dívida. Os eventos de inadimplência incluem, mas não estão limitados a:

 

  • Não pagamento ou atraso no pagamento de juros e/ou principal
  • Violações do pacto
  • Mudanças na propriedade ou controle

Consequências do Inadimplemento da Dívida

Pessoa física

Um evento de inadimplência é relatado às principais agências de crédito. Isso pode afetar gravemente a capacidade de uma pessoa de tomar empréstimos novamente no futuro ou, no mínimo, impactar os termos sob os quais essa pessoa pode emprestar.

 

Se o empréstimo em questão for um empréstimo garantido, como um empréstimo de automóvel ou um financiamento residencial, um evento de inadimplência geralmente resultará na reintegração de posse ou encerramento do(s) ativo(s) subjacente(s). Uma Empresa de Cobrança pode ajudar as empresas a realizar a cobrança de uma forma mais eficiente.

 

A reintegração de posse é quando o banco, por exemplo, toma o bem (por exemplo, um imóvel) da pessoa que deixou de pagar as parcelas do financiamento. Existe um processo legal específico que transfere o título de volta para um credor com a finalidade de vender o ativo (como uma propriedade).

Corporativo/Comercial

Bancos comerciais e outras instituições financeiras que trabalham com mutuários empresariais geralmente abordam eventos de inadimplência com uma abordagem firme, mas colaborativa.

 

Se a estratégia de resolução for muito punitiva, pode prejudicar a capacidade do mutuário de fazer a folha de pagamento ou liquidar os pagamentos do fornecedor, o que, por sua vez, pode causar a falência total do negócio.

 

Se uma empresa não pode operar, certamente não pode gerar fluxo de caixa para pagar as obrigações da dívida; isso pode ter um efeito cascata muito sério na relação de empréstimo e na capacidade do credor de recuperar fundos pendentes ou de encontrar uma solução mutuamente aceitável.

Como a inadimplência afeta a economia do país?

A inadimplência está altamente ligada à economia brasileira e os impactos da inadimplência afetam diretamente o bolso do governo. Por exemplo, por meio de pesquisas feitas pelo SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), constatou-se que a inadimplência foi uma das causas de desemprego no país.

 

Isso porque se as empresas não recebem o dinheiro do que vendem, não tem como manter o seu negócio estável, o que resulta diretamente em demissões e até falências. Por outro lado, 40% das pessoas alegam estar inadimplentes devido a falta de emprego.

 

A inadimplência também afeta os bancos e os serviços oferecidos por eles. Devido à inadimplência os juros de empréstimos, por exemplo, ficam mais elevados, o acesso a eles fica mais difícil complicando muito a vida de quem precisa e teria condições de pagar.

 

Tanto a taxa média de juros quanto a taxa de inadimplência são as maiores dos últimos anos, e a inadimplência faz com que o spread bancário (diferença entre o que o banco paga para captar recursos e o que cobra quando empresta) fique altíssima.

As empresas também sofrem com a inadimplência quando se trata de lucro. Parte do recebido vai para as despesas, diminuindo os lucros e aumentando o preço dos produtos e serviços.

A taxa Selic também aumenta se a inflação aumentar e tudo ao redor é prejudicado, tanto a economia brasileira quanto a vida dos brasileiros. Ou seja, o impacto é direto da inadimplência na economia do Brasil, por isso é preciso ter olhos atentos.

Por fim ja falamos em outro artigo sobre dicas para limpar seu nome, leia e entenda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *