O que fazer com as crianças nas férias? Veja nossas dicas!

As duas épocas do ano que paramos para fazer a seguinte pergunta: O que fazer com as crianças nas férias? É no mês de julho e dezembro quando as crianças entram em recesso escolar e os pais não sabem como preencher a rotinas dessas crianças.

Uma ótima opção, é preparar uma rotina cheia de brincadeiras e atividades lúdicas para fazer com as crianças em casa durante o período de férias.

Crianças nas férias? Veja o que fazer

crianças nas férias?

1- Cozinhe com as crianças

Quem não ama comer algo gostoso não é verdade? Então uma ótima opção para se fazer com as crianças nas férias é leva-los a cozinha e pôr a mão na massa. Na internet encontramos várias receitas as quais não precisam utilizar o fogo e nem o fogão, o que se torna mais seguro para se fazer com esses pequenos. Um bom exemplo disso é paçoquinha ao qual você só vai utilizar o liquidificador para bater os ingredientes e pronto.

2- Sessão cinema

Um bom filme, uma pipoca e uma companhia agradável faz com que o momento seja inesquecível, não é? Então porque não montar uma sessão cinema na sala da sua casa? Isso mesmo, você pode arrastar o sofá e jogar um colchão e colocar um filme que todos adoram ver. Essa opção corresponde muito bem a pergunta sobre o que fazer com as crianças nas férias, além de ser um momento de relaxamento, por meio da escolha do filme você pode passar ensinamentos as crianças.

3- Construção de brinquedos utilizando sucatas

Você já notou que no armário da sua casa existe inúmeras formas de criar brinquedos para seus filhos sem gastar um centavo a mais para isso? Dentro da praticidade de não saber o que fazer com as crianças nas férias, faça brinquedos com recicláveis, utilizando rolinhos de papel higiênico, garrafas PET, caixas de papelão, caixas de remédios, caixas de sapatos, tampinhas de refrigerantes, latas de leite, retalhos de roupas, e muito mais.

Basta ter criatividade e do lixo retirar seu brinquedo. O melhor dessa atividade é que junto com a construção do brinquedo, você pode construir laços com seus filhos e amiguinhos, além de ser muito divertidos.

4- Explore a cidade

Quem nunca olhou para a cidade que mora e se perguntou: Nossa como a cidade está diferente? A rotina do dia a dia, muitas vezes nos limita a espaços, onde fazemos um único trajeto por dia, meses e anos. Então quando não souber o que fazer com as crianças nas férias, vá e explore novos lugares da cidade.

Visite os parques e juntos as crianças procurem por coisas diferentes, como por exemplo, uma pedra, um galho ou até mesmo uma folha de uma árvore. Apresente a natureza e como preservá-la ás crianças, o amor por ela se inicia desde o berço.

5- Promova uma caça ao tesouro

Já pensou em chamar os colegas do seu filho para passar uma tarde na sua casa e promover uma caça ao tesouro. Espalhe prêmios pelo quintal e deixe as crianças se divertirem e buscarem o tesouro.

6- Viagem

O programa mais esperado pelas crianças, a sonhada viagem. Planeje junto com as crianças lugares que eles gostariam de visitar. Faça um roteiro dos passeios e das atividades que gostariam de fazer durante a viagem. Traga a criança junto para organizar.

7- Resgate as brincadeiras da sua infância

Você se recorda das brincadeiras que você fazia na sua infância? Nada melhor do que reunir a criançada e mostrar as brincadeiras que fazia na sua época. Alguns exemplos de brincadeiras para fazer com seus filhos são: amarelinha, lenço atrás, balança caixão, mãe da rua colorida, bets, pega-pega, esconde-esconde.

8- Hora da leitura

Quem é que não gosta de uma boa história, não é mesmo? Então o que fazer com as crianças nas férias? Nada melhor do que uma boa história, ainda mais se for seguida de objetos que a deixem mais interessante, como por exemplo: dedoches, fantoches, um cenário diferente, fantasias, etc.

Outra forma de aproveitar esse momento é pegar um baú cheio de objetos e juntos irem construindo uma história envolvendo todos os objetos mencionados no baú. Além de desenvolver a atenção e a escrita verbal da criança, isso possibilita também a socialização da criança com os demais membros da casa. Depois você pode pegar e colocar essa história em algum lugar para expor as pessoas e mostrar como ficou legal a atividade que vocês fizeram.

Deixe um espaço para as crianças ou livros para pré-adolescência para contar histórias ás crianças e deixar eles terem um contato mais a fundo.

9- Revistas de atividades

Uma forma de prender a atenção das crianças, é por meio de revistas de atividades, por meio deste material, a criança além de se desenvolver ela pode conhecer outras formas de ocupar o tempo. Usando uma revista de ciências, por exemplo, podemos realizar várias experiências e ir anotando as reações. Construir um vulcão, construir um pulmão utilizando material reciclado, foguete, e um mundo cheio de novas possibilidades. Essa atividade potencializa o questionamento que você se fez anteriormente, sobre o que fazer com as crianças nas férias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *