O que é bem-estar financeiro?

Muitas pessoas se perguntam o que é bem-estar financeiro e como é possível atingir essa meta, afinal de contas, poder ter uma vida financeira estável e completamente tranquila é um sonho que muitos almejam tornar realidade.

A grande maioria das pessoas que desejam ter uma vida financeira estável e alcançar o bem-estar financeiro, associam este conceito a ter uma renda mensal muito alta e poder utilizar o dinheiro para comprar tudo que querem. Mas, na verdade, não é bem isso que o bem-estar financeiro significa.

É preciso entender que mesmo com uma renda mensal razoável é possível alcançar o bem-estar financeiro. Dessa forma, para entender o que é bem-estar financeiro é preciso analisar alguns conceitos e fatores que são extremamente importantes, não apenas associar esse conceito a uma renda mensal de rios de dinheiro.

E se você está lendo este artigo, é porque possui muito interesse em saber exatamente o que é bem-estar financeiro e o que você precisa fazer para atingir essa meta em sua vida.

Portanto, continue lendo este artigo até o final e descubra tudo que você precisa fazer para atingir o bem-estar financeiro e se permitir ficar mais tranquilo a respeito das suas finanças.

O que é bem-estar financeiro?

De acordo com a definição estabelecida pelo Consumer Financial Protection Bureau (CFPB), o bem-estar financeiro é uma condição onde uma pessoa se vê capaz de cumprir com todas suas obrigações financeiras, ao mesmo tempo que está confiante a respeito do futuro e é capaz de aproveitar a vida ao mesmo tempo.

bem estar financeiro

Ou seja, não é necessário que uma pessoa ganhe muito dinheiro para estar na condição de bem-estar financeiro. Se ela souber administrar seu dinheiro, finanças e contas á pagar da forma correta, é possível alcançar este status.

Muitas vezes, pessoas que ganham muito dinheiro e que não sabem controlar o que recebem não conseguem o bem-estar financeiro, porque vivem com muitas dívidas e muitos gastos excessivos que são desnecessários.

Outras não são capazes de manter uma saúde financeira saudável porque vivem preocupadas com o amanhã, ficam ansiosas e nervosas em razão de contas e gastos que ainda nem mesmo ocorreram.

Observou? O conceito sobre o que é bem-estar financeiro vai muito mais além do que simplesmente ganhar muito dinheiro, e é necessário considerar muitos outros fatores para poder alcançar um financeiro realmente estável e saudável.

Como alcançar o bem-estar financeiro?

Por mais que possa parecer um pouco complicado, alcançar o bem-estar financeiro não é algo impossível. É preciso apenas manter o foco, ser disciplinado e seguir à risca todos os 4 pilares abaixo.

Controlar os gastos

O controle de gastos é essencial para alcançar o bem-estar financeiro, além de ser o primeiro passo que precisa ser dado. Não deixe que as contas da casa se acumulem e procure pagar tudo em dia, sem que haja a necessidade de empréstimos ou cheques especiais.

Além disso, evite fazer contas e gastos excessivos e desnecessários, faça um planejamento e procure gastar somente com coisas que são realmente necessárias no momento.

Invista em algo seguro

Fazer um investimento seguro, quando você tiver capital para isso, também é uma excelente forma de alcançar o bem-estar financeiro. Principalmente se você for uma pessoa ansiosa e muito preocupada com o dia de amanhã.

Nesse caso, uma excelente opção é investir em bitcoin, pois essa é uma criptomoeda que está sendo cada vez mais valorizada no mercado, o que demonstra ser um bom investimento.

Estabeleça metas e objetivos

Estabelecer metas e objetivos para si também pode ajudar a alcançar o bem-estar financeiro, visto que você deve seguir firme com todos seus planejamentos, de modo a alcançar cada meta e objetivo no tempo certo e que foi estabelecido por você.

Por exemplo, se você precisa trocar de carro ou trocar de celular, estabeleça qual dessas metas é a sua prioridade, faça um planejamento e siga-o à risca até que você consiga concluir este objetivo.

Quando o objetivo em questão estiver cumprido, está na hora de passar para o próximo e assim sucessivamente.

Permita-se momentos de lazer

Claro que apenas ficar pagando contas não é o ideal, e você com certeza precisa de um tempo para aproveitar suas conquistas. Sendo assim, permita-se momentos de lazer e procure usufruir também do seu dinheiro e de suas conquistas.

Fazer uma viagem, por exemplo, é algo totalmente viável e que você pode encaixar com tranquilidade em seu planejamento financeiro, além de ser uma excelente forma de relaxar e aproveitar os frutos do seu trabalho e dedicação.

Conclusão

Agora que você já entendeu o que é bem-estar financeiro, está na hora de traçar seus objetivos, começar a controlar os gastos, e aproveitar ao máximo todos os benefícios que uma vida financeira saudável pode te proporcionar. Assim, você terá uma vida financeira saudável e com muito menos preocupações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.