Mercado de trabalho: Veja neste guia como montar um currículo de sucesso e se destacar nas entrevistas profissionais

São várias as ações que aumentam ou diminuem as suas chances de obter uma oportunidade no mercado de trabalho. Fazer um currículo de sucesso é uma dessas ações – inclusive, é uma das mais importantes.

Porém, muitas vezes o entrevistador não informa o motivo da perda de oportunidade, então você provavelmente não sabe os erros que cometeu. Para a sua sorte, nós sabemos alguns macetes de como elaborar um currículo mais próximo do ideal.

Então, prossiga com a leitura do artigo para entender a importância do currículo e veja algumas dicas para montar o currículo perfeito!

Qual é a importância do currículo para a entrevista de emprego?

Mercado de trabalho Veja neste guia como montar um currículo de sucesso e se destacar nas entrevistas profissionais

“O mais deprimente é que consigo entender que muitas pessoas são boas, às vezes ótimas.” (Laszlo Bock, vice-presidente sênior de Operações Pessoas do Google)

Segundo vários profissionais do mercado de trabalho, é mais comum dar de cara com curriculum vitae ruins do que com bons. Mesmo que o profissional seja ótimo, o currículo não reflete isso de maneira honesta e clara.

E o currículo é tão importante quanto a entrevista de emprego – ele se trata da sua porta de entrada, do seu convite. Através dele, o entrevistador fica a par de suas experiências profissionais e do que você aprendeu na vida.

Como a entrevista não pode ser longa, o currículo é a síntese do que você tem a oferecer sem alongar demais a conversa. Se você conquista o entrevistador no currículo, a entrevista se torna apenas uma confirmação da vaga garantida.

Currículo de sucesso: como elaborar um currículo ótimo para as entrevistas de emprego?

Antes de tudo, é necessário dizer que não há currículo ideal, um modelo a ser seguido. O que existem são dicas que lhe ajudam a montar o currículo da melhor forma para o que a empresa espera de você, então tenha foco na carreira que escolheu.

Dessa forma, é muito pouco recomendado que tente inovar no formato do curriculum vitae – se atenha ao básico e seguro. Sempre busque o equilíbrio, seja no estilo visual ou nas informações do texto: nem muito pouca informação, nem o excesso.

Para entender melhor, veja como elaborar um currículo!

Seja mais econômico nos dados

Se você é o tipo de pessoa que coloca todos os dados pessoais no currículo, é importante que pare já com isso. Num currículo excelente, o que deve ser colocado é:

  • Nome completo
  • E-mail
  • Telefone de contato
  • Endereço de onde mora
  • Endereço do seu perfil em redes profissionais como o LinkedIn (evite os perfis pessoais)

A data de nascimento é uma informação opcional, então pode ser cortada!

Seja sucinto ao especificar a sua área de atuação

No curriculum vitae, é importante que apresente uma área de atuação bem definida antes das experiências profissionais e da formação. Usando poucas palavras, fale de forma genérica em qual área da empresa pretende atuar.

Contudo, não informe o cargo desejado – cargo é diferente de área de atuação.

Seja sucinto em suas qualificações

É importante também trabalhar com resumos nas suas qualificações, descrevendo não só elas, como também as áreas de atuação. Dessa forma, se pretende se candidatar para publicidade digital, fale de suas qualificações, resumidamente, nessa área.

Capriche ao falar de suas experiências profissionais

As experiências profissionais são a parte mais importante do currículo, já que informam o que de prático você fez. Ao descrever elas, siga a ordem da mais recente para a mais antiga, informando:

  • Nome da empresa onde trabalhou
  • Período em que trabalhou
  • Descrição resumida da empresa
  • Cargo ocupado
  • Atividades realizadas.

Obs: caso sejam muitas empresas, informe apenas as cinco mais relevantes!

Sem recursos gráficos no currículo

Um currículo excelente nunca apresenta fotos e outros recursos gráficos, exceto se a empresa para a qual se candidata pedir. Caso seja necessário, utilize uma imagem simples, com boa luz e fundo neutro.

Quanto aos outros recursos gráficos, utilize uma tipografia simples e sóbria para o texto e evite as bordas, flores, efeitos de sombras, muitas cores, etc.

Cuidado com os erros de português

O currículo perfeito é aquele sem erros de português – após produzir o documento, realize uma revisão detalhada dele. Caso seja inseguro com isso, peça para um profissional realizar a revisão por você.

Conclusão

A dica final para quem quer o currículo perfeito é sempre manter o foco. Se você está se candidatando para uma certa vaga, escolha a formação, experiências profissionais e objetivos que fazem sentido com a área.

No mercado de trabalho, o currículo de sucesso é aquele que consegue manter a simplicidade e o foco em todo o seu texto!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *