Invertendo os papéis: o que perguntar em uma entrevista de emprego

Não importa para qual área, cargo ou função: uma entrevista de emprego é um processo repleto de perguntas e respostas, pensadas e analisadas especialmente para determinar se você é o candidato ideal para a vaga em questão, e é uma etapa decisiva para o sucesso de um Programa de Inclusão ao Emprego.

 

As perguntas de entrevista de emprego variam em tema, profundidade e importância, e ajudam o recrutador a ter uma visão mais ampla e dimensional da sua capacidade profissional e também do seu perfil pessoal. Por isso, responder a essas perguntas com sinceridade é muito importante — sem esquecer, claro, daquele toque especial de persuasão positiva, afinal, você está ali para mostrar o melhor de si!

entrevista de emprego

Mas, além de responder perguntas, existe uma outra parte de uma entrevista que, muitas vezes, é deixada de lado ou até mesmo esquecida completamente: a entrevista reversa, que é quando os papéis se invertem e o candidato faz perguntas ao recrutador. Essa parte pode até parecer um pouco dispensável, mas ela é muito importante para uma entrevista de sucesso.

 

Quer entender o motivo, e também saber um pouco mais sobre o que falar em uma entrevista de emprego quando chegar a sua hora de fazer perguntas? Então vem com a gente!

 

Interesse que faz toda a diferença

Ao participar de uma entrevista de emprego, a sua avaliação como candidato vai muito além das informações do seu currículo e até mesmo do conteúdo das respostas que você dá para as perguntas feitas: sua postura, atitude, seu jeito de falar, se expressar, se vestir… tudo conta.

 

E um dos pontos que mais causa impressões positivas nos recrutadores é o interesse do candidato —  tanto na vaga quanto na empresa, e não apenas no fato de conseguir um emprego. E uma das melhores maneiras de demonstrar esse interesse é através das perguntas. Por isso, quando você chegar na etapa da entrevista onde o recrutador diz “você tem alguma pergunta?”, aproveite a oportunidade!

 

Básicas mas essenciais

Assim como existem vários tipos de perguntas para entrevista de emprego que podem ser feitas para o candidato, também existem vários tipos que podem ser feitas por ele. 

 

As perguntas mais comuns são a exata definição de “básico mas essencial”, já que elas servem para fornecer e esclarecer informações para o candidato: funções, horário de trabalho, expectativas, salário e muito mais. Elas podem até parecer básicas demais, mas são indispensáveis e precisam ser feitas, caso as respostas não tenham sido fornecidas antes mesmo da oportunidade de questionamento.  

 

Se aprofundar é preciso

Já quando nos aprofundamos na decisão de o que perguntar em uma entrevista de emprego, as opções são várias, e elas podem oferecer uma perspectiva muito mais ampla e realista do cargo oferecido. 

 

Quais são as tarefas mais cotidianas do cargo, o motivo dessa vaga estar aberta no momento, como funcionam os feedbacks e quais são os principais indicadores de desempenho, como está desenhado o plano de carreira da função, e qual é o período de adaptação do cargo são apenas alguns exemplos que podem ser muito úteis.

 

Busque saber também um pouco mais sobre a cultura da empresa, sobre seus principais valores e prioridades, indo além do que é facilmente encontrado online (como no site da própria empresa). Conseguir uma vaga em um lugar que se alinha com os seus valores pessoais é um dos fatores mais importantes no sucesso profissional, e faz toda a diferença na hora de conseguir o seu emprego dos sonhos.

 

E se você quiser saber mais dicas para entrevista de emprego e sobre o mercado de trabalho, não deixe de conferir nossos outros posts!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *