Tráfego pago Instagram e Facebook: O que é? Como fazer? Vale a pena contratar uma agência? Quais produtos podem ser divulgados?
Se você quer entender melhor o que é tráfego pago e quer saber como fazer tráfego pago no instagram, continue lendo este artigo até o final.
O que é tráfego pago no Instagram
De uma forma bem simples, tráfego pago é quando você tem que investir dinheiro para que sites e plataformas como o Instagram, Facebook, Google, etc, mostrem o seu conteúdo com destaque para os usuários.
O tráfego pago no instagram possibilita, por exemplo, que um usuário veja seu anúncio enquanto está rolando o dedo na tela do seu feed ou enquanto vê os seus stories.
Há uma interrupção de amostragem de conteúdos de seus amigos para que o anúncio realizado através do tráfego pago pelo instagram apareça para o usuário, interrompendo sua atenção na rede social para mostrar-lhe um anúncio publicitário.
Estratégia e Formatos de anúncio no Instagram
O anúncio pode ser realizado através de imagem, carrossel ou vídeo e possibilita que o usuário que foi impactado com o anúncio chegue até o site indicado com apenas 1 único clique.
O anunciante também pode usar como estratégia a colocação do link para o seu próprio perfil de Instagram, o que acontece bastante quando o anunciante possui um perfil profissional para divulgação dos seus produtos e serviços no próprio Instagram, que virou um tipo de vitrine online.
Vale ressaltar que o tráfego pago só acontece quando existe o investimento de dinheiro.
Aumento de buscas relacionadas a fazer trafego pago no Instagram
O Coronavírus (COVID-19) pegou muitos comerciantes brasileiros de surpresa, logo no início de 2020.
Com o Lockdown ocasionado pela pandemia, de um dia para o outro os comerciantes tiveram que fechar os seus estabelecimentos físicos, sem previsão de retorno.
Portas fechadas é sinônimo de queda no faturamento.
A partir desse momento, muitas pessoas começaram a pesquisar como vender pela internet, em especial pelo Instagram.
A dúvida passou a ser como fazer tráfego pago no Instagram, que virou um tipo de vitrine digital e uma porta de entrada para realização de vendas pela internet.
Através da publicidade pelo instagram, é possível aumentar o número de seguidores, gerando automaticamente mais vendas.
Como fazer tráfego pago no Facebook e no Instagram?
Talvez você já tenha buscado no Google como fazer tráfego pago no Facebook e no Instagram e se deparou com inúmeros cursos online.
Também é bem possível que você tenha recebido anúncios de pessoas que prometeram ensinar a fórmula mágica para ter resultados com tráfego pago.
Muitas pessoas começam a estudar sobre o assunto, sem antes pesquisar a qualificação do dito professor, o que pode ser um enorme erro.
Se você quer saber como promover no instagram, concorda que seria muito mais adequado buscar informações sobre tráfego pago no instagram, ou seja, na própria plataforma?
Apesar de ser um pouco óbvio, muitas pessoas acabam recebendo anúncios nas redes sociais com promessas milagrosas e muito cativantes, que mexem com o emocional do usuário, que acaba comprando um curso para aprender a mexer nos botões do gerenciador do Facebook.
Cursos online e gratuitos que ensinam tráfego pago Instagram e Facebook
O que pouca gente sabe é que o próprio Facebook tem cursos online gratuitos que ensinam tráfego pago para iniciantes e cursos autoguiados para desenvolvimento de habilidades de marketing, que é conhecido pelos gigantes do marketing digital como o famoso Facebook Blueprint.
Então, se você quer saber como promover no instagram ou em qualquer outra plataforma, seja no Facebook, Google ou até mesmo no mercado livre, por exemplo, procure analisar quais são os cursos que a própria plataforma oferece.
A importância de estudar as regras da própria plataforma
As informações da própria plataforma que vincula o anúncio são muito mais confiáveis que um curso de um sujeito sem qualquer qualificação ou resultados.
Alertas à parte, entendemos que esses cursos do Facebook Blueprint podem ser um excelente começo para o aprendizado de tráfego pago para iniciantes.
Todavia, se você não entende nada de marketing e vendas, não acredite que você vai conseguir vender pela internet do dia para a noite.
Aprender sobre o gerenciador de anúncios do Facebook realmente não é difícil, pois a plataforma é bem intuitiva e de fácil manuseio, além, é claro, de possuir cursos e informações no Facebook Blueprint sobre como utilizar.
Busque entender a lógica do jogo, pois a estratégia é mais importante que o apertar de botões
Como dizem alguns marketeiros, o grande problema ou, melhor, o que faz algumas pessoas terem resultados com o tráfego pago do Facebook não está no gerenciador, mas na estratégia.
De nada adianta você aprender a apertar um monte de botões do Facebook se você não sabe o que está fazendo.
É necessário entender a lógica do jogo, ou seja, a estratégia por trás do apertar de botões.
Se quiser saber mais se ainda vale a pena investir no marketing digital, não deixe de conferir nosso artigo.
Quando você deve procurar uma agência de tráfego pago?
Se você precisa ter um retorno mais rápido para o seu negócio, recomendamos procurar uma agência de tráfego pago para elaborar a estratégia e fazer a gestão de tráfego pago do seu negócio.
Todavia, mesmo que você procure uma agência de tráfego pago, recomendamos que você busque desenvolver os seus conhecimentos em marketing e vendas, através dos cursos online e gratuitos do Facebook Blueprint.
O que queremos te alertar é que, mesmo que você contrate uma agência de tráfego pago, como você vai ter que investir dinheiro para conseguir anunciar na plataforma, é importante que você entenda quais são as estratégias que estão sendo utilizadas pela agência.
Com o tempo, se você se interessar pelo assunto, pode até buscar outros cursos mais avançados sobre marketing e tráfego pago, seja para Instagram, Facebook, Google ou outra plataforma.
Quais produtos podem ser divulgados no tráfego pago do Instagram e Facebook?
Recomendamos que você leia as políticas de publicidade do Facebook, pois há a proibição de alguns anúncios, como por exemplo, um anúncio para divulgação de armas, drogas, etc.
Todavia, praticamente qualquer produto, seja ele físico ou digital, pode ser divulgado na plataforma do Facebook.
Cada dia que passa está aumentando o número de aulas no formato online.
Profissionais de todos os ramos de conhecimento estão gravando aulas para transmitir o seu conteúdo de forma digital, visando atingir o maior número possível de pessoas.
Um produto digital pode ser um curso online com vídeo aulas gravadas, uma mentoria online, um acesso a um software ou a uma ferramenta para organização e gestão de empresa, por exemplo.
Tem até gente vendendo softwares e aplicativos espiões de whatsapp para homens e mulheres descobrirem se estão sendo traídos.
Você só precisa tomar cuidado na hora da elaboração do seu anúncio, pois ele deve cumprir todas as políticas do Facebook, a fim de evitar que sua conta seja bloqueada.