Os gatilhos de vendas são supreendentemente eficazes para elevar a performance do seu negócio, e, quando aplicados de forma adequada, podem contribuir diretamente para o desenvolvimento e consolidação da sua empresa.
Assim, primeiramente é fundamental que saibamos compreender o que de fato caracteriza um gatilho mental, entende o conceito que o envolve, para que assim possamos usá-los de forma estratégica em nossas ações de vendas.
Pois afinal de contas, o que é um gatilho mental?
Gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo cérebro para induzir uma tomada de decisão.
Sendo assim, podemos notar que um gatilho mental age de forma a influenciar a tomada de decisão de seu consumidor. Essas são estratégias de grande eficácia para auxiliar na tomada de decisão de clientes indecisos, auxiliando-os a decidir pela compra de seu produto.
Outro ponto extremamente importante da utilização de gatilhos mentais aplicados às vendas é saber exatamente o momento adequado de utilizá-lo no momento da venda. Isso porque, quando usado de forma inadequada, os gatilhos de vendas podem transmitir para o seu consumidor uma imagem de despreparo, ou até mesmo de desespero em relação à venda, gerando insegurança do público consumidor em relação ao seu negócio.
Assim, é essencial saber agir de forma estratégia e identificar exatamente o momento ideal de aplicar um gatilho mental no momento da venda. Dessa forma, destacamos que inicialmente, é essencial que você saiba identificar o perfil de seu consumidor, bem como as suas necessidades, pois esses são fatores de grande importância para a identificação do gatilho mental ideal para ser usado no momento da venda.
Principais gatilhos de vendas para aplicar no seu negócio
Os gatilhos de vendas são caracterizados pela influência indireta que o vendedor exerce sobre um cliente em potencial na hora da compra. Ele induz uma ação ou comportamento.
Sendo assim, os principais gatilhos de vendas são:
1-Gatilho mental para a geração de valor
Este gatilho possui como principal intuito a geração de valor para o seu cliente. Nesta modalidade, seu cliente irá perceber os principais benefícios que ele terá ao optar pela compra de seu produto.
Note que este é um dos primeiros contatos entre a empresa e o cliente, e, portanto, é essencial que o vendedor saiba estabelecer uma comunicação eficaz com o cliente em potencial.
Assim, saiba exatamente o momento de falar e o momento de ouvir, possuindo um script de vendas claro e conciso, mas sabendo também ouvir adequadamente o seu cliente para assim ser capaz de identificar seus desejos e necessidades.
2.Gatilho de reciprocidade
A base que sustenta um gatilho de reciprocidade é relativamente simples: Uma boa ação é retribuída com outra boa ação.
Assim, em um gatilho de reciprocidade, você utilizará da experiência agradável que o seu cliente teve em relação à sua empresa, para então influenciá-lo no momento da compra. Note que este é uma ação de retribuição, ou seja, “a sua empresa me fez bem, e por isso ela é minha melhor opção de compra no momento”.
Dessa forma, nos dias de hoje a produção de conteúdo de valor tem sido uma excelente forma de usar o gatilho de reciprocidade em vendas.
3.Gatilho de prova social
Este é talvez um dos gatilhos de vendas mais utilizados, pois possui como base de atuação a aprovação geral do seu público consumidor. Assim, este é um gatilho de vendas muito utilizado para auxiliar na tomada de decisão de clientes indecisos e que precisam uma motivação extra no momento da compra.
Sendo assim, como vendedor, você se utilização da aprovação de outros clientes em relação ao produto da sua empresa para demonstrar ao cliente em potencial as principais vantagens de comprar o produto do seu negócio.
4.Gatilho de escassez
Também muito popular em vendas, o gatilho de escassez possui resultados satisfatórios por influenciar diretamente na tomados de decisão do consumidor. Nesta modalidade, a escassez é usada com o intuito de gerar valor.
Note que o conceito do gatilho de escassez traz à tona a ideia de que o público tende a valorizar aquilo que está menos disponível no mercado, valorizando diretamente o seu produto devido à sua disponibilidade.
5.Gatilho de autoridade
Com a sua empresa já consolidada no mercado, o gatilho de autoridade tende a ser uma opção de grande relevância para o seu público consumidor, influenciando-o diretamente no momento da compra.
Assim, fazer com que a sua empresa se torne especialista em seu ramo de atuação, além de auxiliar em seu desenvolvimento e consolidação, também é um fator que influencia a tomada de decisão do seu cliente, evidenciando para o público a relevância da sua empresa no mercado.
Considerações finais
Esperamos que tenham gostado dessas informações e que ajudem nas suas vendas
Por fim ja falamos em outro artigo sobre como fazer seu controle financeiro e pessoal.
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