5 coisas que você precisa saber antes de comprar seu imóvel!

Ao dar os primeiros passos para conquistar a tão sonhada casa, é importante levar em consideração alguns fatores, já que podem influenciar durante a negociação do imóvel.

 

Comprar casas é o que muitos desejam, seja para morar ou como uma forma de investimentos. E mesmo assim, é importante se atentar a alguns detalhes durante a negociação, e até mesmo antes de escolher o imóvel, pois ao se tomar qualquer atitude sobre esse assunto, exige atenção ao planejamento de cada etapa do processo.

 

Mas querer conquistar a casa própria é o que muitos brasileiros gostariam, pois, afinal ter uma casa e poder sair do aluguel tende a oferecer mais segurança e tranquilidade para o proprietário. Ainda mais quando o morador se encontra nos momentos mais difíceis da vida, como por exemplo a perda de um emprego ou até mesmo uma crise econômica generalizada. Com a segurança da casa própria, esse pode ser um problema a menos.

imovel

Mas, antes mesmo de comprar o imóvel dos sonhos, é necessário que o comprador mantenha um bom planejamento financeiro e fique atento a uma série de fatores que, se não considerados, podem resultar em alguns erros e por consequência fazer com que se perca a casa própria. A decisão de comprar uma casa ou apartamento pode trazer para as pessoas, algumas mudanças, pois querendo ou não trata-se de uma negociação que exige uma grande demanda de organização, não apenas financeira, mas de ideias e de planos, seja para o presente ou para o futuro. Sendo assim, é importante saber de alguns pontos que podem facilitar a compra do imóvel, além de ajudar durante a negociação.

 

Confira abaixo cinco coisas que é preciso saber antes de comprar um imóvel:

 

1- Conhecer o procedimento da compra de um imóvel

 

Conhecer esse processo e se familiarizar com ele para a aquisição de um apartamento ou uma casa é essencial para quem deseja comprar com segurança e assim evitar futuros problemas. Portanto, será preciso não apenas compreender como funciona o processo da negociação, mas também conhecer e se atentar com toda a burocracia envolvida no processo e também com a documentação exigida.

 

Caso a procura por um imóvel seja uma casa usada, por exemplo, será preciso pedir a matrícula atualizada deste imóvel no cartório onde o registo foi feito e também solicitar a certidão negativa de tributos. E se a compra for de um imóvel em condomínio fechado, é importante verificar se a débitos de mensalidades ou multas com o síndico para que desta forma seja possível evitar futuros problemas após a compra do imóvel.

 

Sendo assim, conhecer as exigências, documentação e o processo da compra, tornará uma negociação mais fácil. Além disso, a compra do imóvel também será de maneira mais simples e sem muita complicação.

 

2- Definir as prioridades e necessidades

 

A partir do momento em que for procurar um imóvel para comprar, é importante e necessário que o comprador tenha em mente quais são as necessidades estabelecidas e o que será necessário para atender aos desejos na futura casa. Portanto, pensar em qual bairro gostaria de morar, qual seria o tamanho ideal do imóvel que poderá atender as necessidades e quais as características desse imóvel deve ter, são pontos importantes.

 

3- Pesquisar pelo imóvel ideal

 

Aqui entra um ponto importante, já que as necessidades já foram estabelecidas, chegou a hora de pesquisar. Buscar em sites, aplicativos e redes sociais sobre venda de imóveis são pontos de partida interessantes. Nessa procura é necessário não esquecer de informar todos os itens essenciais do imóvel que o comprador procura. O mesmo vale para quem procura nas imobiliárias ou com o corretor de imóveis. Pois, antes de analisar as casas e apartamentos para vender é preciso informar todas as particularidades que o comprador busca, o que tornará a procura mais fácil.

 

4- Ficar de olho no orçamento

 

A questão do orçamento é o que muitos se preocupam, além de merecer uma atenção redobrada quando o assunto é comprar um imóvel. Pois, para que a compra faça sentido, é necessário ter um planejamento financeiro adequado, além de um orçamento compatível com o que se deseja conquistar. Então, ao comprar o primeiro imóvel é importante ter em mente que não deve exagerar em nada, pois a compra precisa estar dentro do orçamento estabelecido. Além disso, se o imóvel for financiado, o comprador se compromete com parcelas que devem ser pagas.

 

5-  Peça a ajuda de um profissional

 

Se ainda estiver com dúvidas de qual será a melhor opção de imóvel para comprar, será necessário então pedir a ajuda de um corretor de imóveis. Sendo um profissional ele saberá auxiliar o comprador de forma correta nesta questão, isso serve tanto para escolher uma casa, quanto para ajudar a negociar valores dos imóveis.

 

Desta forma, com cautela e um planejamento será mais fácil conseguir a tão sonhada casa ou apartamento. Pois, com essas cinco dicas será possível evitar alguns erros, que talvez seria uma dor de cabeça a mais para o comprador.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.