PDF e JPG o que são e para que servem?

Um PDF é um formato de arquivo feito para representar documentos que podem ser abertos e usados independente do sistema que possa ler.  Este tipo de arquivo foi desenvolvido pela Adobe Systems.

Trata-se de um um formato de arquivo tão simples que sua sigla significa Formato portátil de Documento, por possuir uma linguagem que pode ser lida em sem um software especifico para isso, o PDF é amplamente enviado para receber e enviar arquivos para qualquer usuário.

A grande maioria dos computadores que vem instalados com Windows hoje em dia, já possui a opção de salvar algumas coisas em PDF, mas até a pouco tempo atrás era necessário comprar um software da Adobe para salvar este tipo de arquivo no computador.

Para quem trabalha com design, o PDF é uma ferramenta muito importante para enviar e receber os mais diversos trabalhos. Especialmente para gráficas que podem receber estes documentos sem manipulá-los.

Além da manipulação, a principal vantagem para quem usa o PDF como documento é a qualidade. Muitas vezes quando se cria um layout e tenta enviar por email, a qualidade da imagem pode ser reduzida para caber na transferência.

Outro ponto importante do PDF é que este tem uma expectativa de durabilidade alta no mercado, ou seja, pouco provável que ele seja descontinuado no futuro, justamente por sua alta qualidade e segurança. 

Experimenta agora Soda PDF

Muitas empresas usam o formato PDF como principal fonte para manter os documentos importantes e padronizando-os, outra vantagem do uso do PDF.

Além de todos os recursos, o PDF também pode ser usado como formulário porque atualmente já possuímos a versão com a possibilidade da edição dos dados.

Para quem trabalha com design gráfico, o profissionalismo do PDF, mais segurança, mais manutenção da qualidade da imagem são essenciais para uma boa entrega.

Na contramão do PDF, o JPG é o tipo de extensão que os designers mais usam na hora de editar uma imagem. Sua sigla significa Joint Photographics Experts Group e ele foi criado por um grupo de fotógrafos com a idéia de reduzir o espaço gasto em comparação ao formato de compressão de imagem que tínhamos anteriormente, o BMP.

O tamanho reduzido das imagens é sem dúvida sua maior vantagem frente a outras extensões, mas ao mesmo tempo também é sua maior desvantagem porque para o uso em imagens gráficas como logos e desenhos as distorções da redução podem ser mais percebidas.

Entendendo melhor os dois tipos de extensão de arquivos e seus usos, fica mais fácil entender a necessidade de um bom conversor de JPG para PDF e vice e versa. Ambas extensões são amplamente usadas, especialmente por designers para o envio e a manipulação de imagens.

Portanto, a SODA (software de conversão de ambos tipos de arquivo) é a escolha mais segura e fundamental para qualquer profissional da área de design que queira manter a qualidade na entrega dos seus trabalhos criativos para clientes.

SODA segurança e profissionalismo na entrega dos seus documentos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *