Concursos Públicos: 8 incríveis dicas para passar no seu!

Mostramos dicas super legais para passar em concursos públicos, e conquistar seu sucesso profissional.

No mundo de hoje, a situação econômica do país não está nada fácil. Muita gente atrás de empregos que nem sempre pagam bem ou valorizam o profissional da forma adequada. Por isso, muita gente recorre aos concursos públicos, para tentar ter um bom salário e a tão famosa estabilidade. Para ajudar essas pessoas, hoje vamos dar 8 dicas, que podem parecer simples, mas vão ajudar pra caramba. Confira a seguir conosco.

Concursos Públicos – dicas para passar

concursos dicas passar

As dicas podem soar simples mas ajudam bastante!

1- Não entre em pânico com a concorrência

Muitas pessoas que concorrem em seu primeiro concurso público acabam se desanimando quando veem a quantidade de candidatos concorrendo naquela vaga tão desejada por ele, mas você não precisa se preocupara com isso, não ligue para a quantidade de candidatos, mantenha foco nos seus estudos e se dedique ao máximo que você terá sucesso em conquistar seu objetivo.

 

2- Prepare-se com cursos pré-concurso

Os cursos preparatórios para concursos como os que estão presentes em sites estilo pci concursos, podem ser de grande ajuda na sua preparação. Normalmente os professores já sabem o “pulo do gato” de determinadas provas e isso pode ser um grande diferencial. 

 

3- Faça um cronograma dos seus estudos

Tendo o gênero e a espécie do concurso em mente, prepare o seu cronograma de estudos. Para isso, confira o número de disciplinas cobradas no último edital. Comece o estudo sempre pela matéria com a qual tem menos afinidade e só depois passe para a disciplina de que mais gosta.Assim, no final você terá um pouco de motivação por gostar da matéria.

4- Monte um grupo de estudo

Se você tem problemas em estudar só, monte um grupo de estudos.Uma maneira legal de estudar é juntando dois ou três amigos com o mesmo objetivo. Mas o
grupo deve ser disciplinado. Do contrário a reunião vai virar bagunça e ninguém vai ter concentração.

 

5- Tenha foco e concentração nos estudos

dicas concursos

Mais importante do que a quantidade é a qualidade de estudo. Assim, mais produtivo do que duas horas de estudo desconcentrado e desmotivado será uma hora de estudo focado e atento. Para tanto, algumas dicas podem ser seguidas: 

  1. a) estude preferencialmente em local silencioso; 
  2. b) estude em lugar de pouca circulação de pessoas; 
  3. c) desligue o telefone durante o estudo; 
  4. d) jamais estude com a TV ligada;
  5. e) não estude na cama; 
  6. f) tente respeitar seu período de sono, exigido por seu organismo;
  7. g) após o período de estudo, faça um quadro sinótico sobre o que estudou; 
  8. h) quinzenalmente (pelo menos), reveja todos os quadros sinóticos por você elaborados.

6-Leia  e releia o edital várias vezes e com atenção

Tenha bastante atençào para todas as instruções do edital, eles normalmente revelam detalhes interessantes, como na prova da instituição CESPE por exemplo, em que uma errada costuma anular uma certa. Isso faz toda a diferença. Mantenha anotado em um papel tudo o que é preciso levar, lembretes, horário, endereço ou mapa do local das provas, etc. Assim, você sempre poderá reler este resumo no ônibus ou em uma sala de espera, por exemplo.

7- Esteja sempre atualizado(a)

Novas leis, novos entendimentos jurisprudenciais são comumente cobrados pelas bancas dos concursos públicos. Assim, o candidato deve buscar meios de atualização automática na Internet. Há, por exemplo, o sistema “push”, que encaminha diariamente para os e-mails cadastrados as novas leis e as recentes decisões dos Tribunais.

Do mesmo modo, muitos professores, atualmente, por meio de suas redes sociais, e até mesmo cursos grátis mantêm seus alunos e amigos atualizados

8- Foque em concursos da mesma área.

É precio definir sua área, e estudar para concursos de assuntos correlatos. Quando se estuda para diversos concursos de áreas distintas, há uma tendência de dispersar o tempo em diversas matérias não correlatas, o que dificultará o aprofundamento do conhecimento.Se você cada hora faz concurso de algo que não tem nada a ver com o outro acaba se perdendo.

Pois é caros leitores e leitoras, espero que as nossas dicas tenham sido úteis e que você consiga sua aprovação com sucesso ok?

Se tiverem dúvidas e sugestões, podem deixar nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *