Um dos principais objetivos do implante dentário é suprir a falta de dentes, independente do motivo que levou a isso. Mas além de saber o que é implante dentário e qual seu objetivo, é importante ter em mente que as próteses mais comuns são feitas de dois materiais, que são:
- Porcelana: mais parecida com um dente natural, normalmente usada em caso de colocação individual ou implementação de dentes não sequenciais;
- Resina: mais acessível, com boa durabilidade e acabamento, preferencialmente usada em caso de dois ou mais dentes que ficam um ao lado do outro.
E se você ainda está em dúvida sobre esse procedimento e quer saber mais, separamos abaixo 5 vantagens que você terá após finalizado o processo, então confira conosco!
1. Melhora a mastigação
Ao perder um dente, uma das principais diferenças que se sente ocorre na mastigação, já que você evita fazer essa ação do lado em que você está com um dente a menos. Porém, uma das principais vantagens que essa reposição oferece se dá justamente nisso, ou seja, restabelecendo o uso de todos os dentes e da movimentação correta da mandíbula para se alimentar.
Isso acontece já que a eficiência é praticamente igual à de um dente natural, o que faz com que se alimentar seja mais confortável e eficaz, sem sobrecarregar algum músculo e, assim, causar danos na estrutura da boca.
2. Rápida recuperação
Outro fator que gera dúvidas no implante diz respeito à reabilitação, ou seja, ao tempo que demora para que você se recupere e possa voltar às atividades normais.
Diferente de outros procedimentos dentários, o interrompimento de atividades ou esforços físicos pode ser recomendado ou não, tudo vai depender da decisão do cirurgião dentista responsável pelo procedimento. No entanto, em pouco tempo você pode voltar às atividades normais e a se alimentar com alimentos sólidos, já que o processo de recuperação é bem rápido.
3. Alta taxa de sucesso e durabilidade
Se você tem receio de que o processo não dê certo ou que não seja durável, esse é um mito criado sobre o implante e que, majoritariamente, não ocorre. Afinal, as clínicas odontológicas garantem que esse processo é muito fácil de ser feito e de durar por toda a vida também quando feito por um profissional qualificado e caso o paciente siga as instruções recomendadas.
O grande ponto que pode fazer com que o processo não seja tão efetivo como um todo se encontra na higiene bucal adequada do paciente. Caso ele não siga as diretrizes do cirurgião, é possível que o processo não seja mantido. Então a ideia é simples: basta cuidar bem do seu novo dente e seguir todas as recomendações do dentista.
4. Preserva a estrutura óssea
Para quem se pergunta se a estrutura dos outros dentes permanecerá a mesma após finalizado o processo de implante de dente, a resposta é que sim, além de que a estrutura óssea da sua mandíbula será mantida. Logo, não existe risco de sofrer redução de peso ou volume da estrutura óssea bucal, evitando uma série de problemas que podem ocorrer em decorrência da atrofiação.
5. Garante a estabilidade da arcada e melhora a estética da boca
Além de toda a melhora na estética facial e aumento da autoestima ao fazer um implante dentário, as próteses também asseguram a estabilidade da sua arcada, trazendo de volta a firmeza aos dentes. Isso acontece já que o implante funciona como uma raiz natural, o que possibilita a estabilização da arcada e evita possíveis alterações nos seus dentes naturais.
E aí, gostou de saber todos os benefícios que o implante dentário oferece? Então compartilhe esse post com um amigo e confira o nosso blog para mais dicas como as de hoje!