Confira 7 motivos para aprender a tocar um instrumento

Os motivos para aprender a tocar um instrumento podem ser os mais variados possíveis, mas realmente podem melhorar nossa vida como um todo, através de melhorias tanto pessoais quanto sociais.

Neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre o impacto que a música pode trazer a nossa vida, incentivando você a aprender a tocar um novo instrumento. Leia conosco e descubra 7 motivos para aprender a tocar um instrumento. Vamos lá!

1. Tocar torna você mais fascinante

Quem nunca ouviu falar do charme do cara que sabe tocar violão? Embora possa parecer um clichê fácil, é sabido que o cara que entretém seu público em uma festa na praia ou em um clube com um violão, sem dúvida será interessante para a maioria.

Na verdade, saber tocar um instrumento permite mostrar aos outros o seu lado artístico, uma qualidade sem dúvida intrigante que desperta muita curiosidade.

tocar instrumento

Além disso, você não precisa necessariamente ser um Jimi Hendrix. Na verdade, você pode não saber, mas apenas tocar quatro acordes será suficiente para executar dezenas de músicas e cantar junto com aqueles que estão sentados ao seu redor.

2. Tocar um instrumento musical pode se tornar seu trabalho

Outros entre os motivos para aprender a tocar um instrumento é o próprio mercado de trabalho. Quer decida tocar um instrumento orquestral (normalmente cordas, sopros e percussão) ou se sonha em fazer parte de uma banda (teclado, guitarra e percussão), existem oportunidades de ganhar algum dinheiro.

A possibilidade de transformar a paixão musical em trabalho é muito mais acessível do que outras atividades, como o esporte ou a arte, já que não é necessário um talento superlativo para tocar em gravadoras ou clubes. Então, se você está procurando um hobby que um dia possa lhe trazer satisfação também do ponto de vista financeiro, mãos à obra.

3. É uma válvula de alívio

Você tirou uma nota ruim? Você brigou com seu chefe no trabalho ou apenas teve um dia ruim? Bem, você pode pegar uma guitarra e tocar rock tocando o solo de Sweet Child O ‘Mine do Guns N’ Roses ou Smells Like Teen Spirit do Nirvana. É ótimo para desfrutar de uma descarga de adrenalina incomparável. É possível fazer isso no conforto de sua casa, seguindo as dicas de algum aplicativo de música.

4. Você será mais educado

Você deve ter se perguntado pelo menos uma vez na vida: “Quem sabe quem é o cantor dessa música?” ou “O que é blues? E jazz?” e também “Quem são os maiores artistas de todos os tempos?”. É mais provável que um músico encontre as respostas a essas perguntas antes de perceber.

Não porque você não aguente a ideia de ser ignorante sobre o assunto, já que não importa quantas músicas você possa ouvir é impossível ser um especialista em todos os gêneros musicais existentes, mas porque é preciso conhecer o ambiente e, portanto, ampliar sua cultura musical.

Essa necessidade caracteriza qualquer artista em todos os níveis: desde iniciantes que desejam descobrir canções “simples” para começar a tocar, até artistas mais experientes que procuram novos desafios musicais para refinar ainda mais sua técnica.

5. Não há limites

Como já mencionado, ao tocar um instrumento é possível obter grande satisfação pessoal em qualquer nível: desde o iniciante que toca na frente de sua família e amigos até quem gosta de se apresentar na rua, para enfrentar seus medos e vivenciar a emoção de ser apreciado, até ao maior sonho, que é poder tocar no palco perante um verdadeiro público.

Obviamente, como em todas as atividades, sem compromisso não há resultados, mas os requisitos ainda mais fundamentais do estudo das notas são certamente a coragem e uma pitada de loucura, essenciais para se deixar levar e libertar o seu espírito artístico.

tocar piano

6. Tocar um instrumento torna você mais inteligente

Nosso penúltimo entre os motivos para aprender a tocar um instrumento é o aumento do seu QI. De acordo com algumas pesquisas conduzidas por neurocientistas, tanto ouvir música quanto tocá-la ativa as redes de neurônios em nosso cérebro.

Na verdade, ler uma partitura e tocar sua melodia envolve um desenvolvimento de habilidades de leitura e memória, bem como a concentração. Um verdadeiro ginásio para a mente, onde segundo os cientistas pode ocorrer um aumento das capacidades intelectuais até durante a execução de uma peça.

7. Música é vida

John Lennon e Paul McCartney, June Carter e Johnny Cash, Battisti e Mogol: grandes artistas que escreveram a história com suas canções, além de criar uma compreensão musical lendária.

De “Let It Be”, da dupla mágica Lennon-McCartney, a “The Gardens of March”, de Mogol e Battisti, muitas das maiores obras-primas não teriam sido escritas se os artistas em questão não tivessem o companheiro certo para fazer suas obras.

A música não é apenas uma paixão, um hobby ou um trabalho: para muitos artistas, representa acima de tudo uma forma extraordinária desse relacionar com outras pessoas e se expressar.

Já falamos em outro artigo sobre como o recargapay funciona, sugiro que leia e aproveite!

Quer você toque em uma orquestra ou em uma banda, não demorará muito para encontrar alguém com quem expressar sua arte e compartilhar essa paixão incrível. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *