Cantora Elza Soares morre aos 91 anos: voz da MPB ficou na Historia

Guerreira e empoderada , nascida em uma epoca dificil Elza venceu Barreiras. Cantora Elza Soares morre aos 91 anos mas deixa legado absurdo

Hoje o Brasil ficou mais triste ao perder um de seus medalhões da musica. Morre a Cantora Elza Soares, mas ficam memorias um legado e muita revolução em suas musicas.

Cantora Elza Soares morre aos 91 anos

A cantora e compositora Elza Soares morreu aos 91 anos nesta quinta-feira (20). A notícia foi dada por familiares em conta nas redes sociais.

“É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais”, diz o comunicado, assinado por Pedro Loureiro, Vanessa Soares, familiares e Equipe Elza.

Cantora Elza Soares morre aos 91 anos

“Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação”, diz ainda o texto.Elza começou a cantar com o pai aos 5 anos e a primeira apresentação foi aos 13 anos, no programa de calouros da antiga Rádio Tupi. –

Vida Dificil e de lutas

Nascida em 23 de junho de 1930 na zona oeste do Rio de Janeiro, casou-se aos 12 anos com um homem dez anos mais velho, Alaúrdes Soares, e foi mãe aos 13. Elza perdeu dois dos cinco filhos por causa da inanição e ficou viúva aos 21.

Conheceu Garrincha nos anos 1960, com quem teve um filho. Eles ficaram juntos por 15 anos e, ao longo deste período, Elza sofreu com episódios recorrentes de violência doméstica, relatados anos depois.

As dificuldades que Elza enfrentou são tão impressionantes, que a artista costumava dizer que já tinha vivido várias vidas em uma só. Na adolescência, ela sofreu abuso de um homem e foi obrigada pelo e foi obrigada pelo pai a se casar com ele para “limpar a honra da filha”. Nas mãos dele, Elza sofreu ainda mais violências sexuais e físicas. Como se não bastasse, antes mesmo de completar quinze anos já tinha dado à luz seu primeiro filho. Ao todo, ela teve oito filhos, todos de parto normal. Os dois primeiros, ambos meninos, morreram de desnutrição e não chegaram a ganhar nomes. Em seguida ela teve (que foi sequestrada com  ano e só reencontrada 30 anos depois), Sara e Manoel Francisco (o Garrinchinha, que morreu aos nove anos, em 1989,em acidente de carro).  Na época da morte do Garrinchinha, Elza tentou suicídio e passou a tomar antidepressivos e a usar drogas.

Coincidencia de datas

A morte da cantora Elza Soares nesta quinta-feira (20), aos 91 anos, acontece no mesmo dia da de Garrincha, com quem teve um relacionamento por 17 anos. O craque do Botafogo também morreu no dia 20 de janeiro, mas quase 40 anos antes: em 1983.Elza e Garrincha tiveram um filho em 9 de julho de 1976: Manoel Francisco dos Santos Júnior, o Garrinchinha. Aos 9 anos, a criança morreu em um acidente de carro.

Novidades iremos adicionar na materia

Referencia – veja.com

Analice Gomes é Jornalista e redatora, sendo presente na área ha anos atuando em variso sites na Internet. Aqui ela é responsavel por varias seções de noticias sempre com seu toque especial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *