Quando utilizar o Arduino Nano e Uno?

Saiba o que é e quando usar o Arduino Nano e Uno, e conheça o módulo esp8266. A Eletrogate oferece os melhores componentes para projeto eletrônico.

O arduino Nano e Uno são placas para desenvolvimento de projetos eletrônicos, e, por meio de módulos Wifi, como o esp8266, essas tecnologias podem se conectar à internet. Esses componentes eletrônicos ajudam a criar prototipagens eletrônicas de forma simples e fácil.  

Tanto o Nano como o Uno possuem uma vasta comunidade na internet, com vários conteúdos que visam ensinar o que é arduino e como fazer sua programação. Vamos entender a diferença desses dois componentes e quando devemos utilizar cada um. 

O que é o Arduino Nano?

O arduino Nano se trata de uma placa de prototipagem eletrônica usada para criar projetos eletrônicos e protótipos de robôs. Ela conta com 14 pinos digitais e 8 pinos analógicos. É muito semelhante ao Uno: a diferença é o seu tamanho menor.

É recomendada para projetos que necessitam de espaço pequeno, e uma ótima opção para quem está aprendendo o que é arduino e como fazer prototipagens eletrônicas. Entre as grandes vantagens do Nano estão o seu baixo preço e a grande quantidade de conteúdos de ajuda em comunidades.  

O que é o Arduino Uno?

Assim como o Nano, o Arduino Uno é uma placa para projetos eletrônicos. Foi o primeiro modelo a possuir entrada USB. O seu processador é o ATMega 328, e conta com 14 portas digitais, 6 saídas analógicas e 6 PWM.  

O Arduino Uno WIFI é uma atualização do modelo da placa, e conta com o módulo esp8266, que permite transmitir dados via internet de forma simples e ágil. Esse modelo vem com um chip integrado que possibilita essa conexão.

Quais as principais diferenças entre os componentes eletrônicos?

O Arduino Nano é praticamente um Arduino Uno em tamanho reduzido. Desse modo, é ideal para projetos em pequenos espaços, e conta com um conector Mini-USB, que permite a alimentação e comunicação. Já o modelo Uno conta com mais programas e acessórios, sendo uma ótima escolha para iniciantes. 

O Arduino tem uma variedade de placas, entre elas, o Leonardo, Pro Micro, Pro Mini, MEGA, Lilypad, Uno e Nano. Algumas das principais diferenças entre essas duas últimas citadas, são:

  • Arduino Uno tem grande quantidade de portas disponíveis, e o Nano é de pequeno porte, ideal para projetos compactos;
  • O Uno se comunica a partir de conexão USB, além disso, possui conector ICSP, um conector de alimentação de energia e um botão de reset. O Uno pode ser acoplado diretamente na protoboard por meio de um mini cabo USB.

As duas placas são recomendadas para quem está começando a aprender sobre Arduino. Ambas possuem muitos materiais disponíveis na internet. Porém, o modelo UNO é o mais usado no mercado. A Eletrogate traz um conteúdo completo sobre os tipos principais de placas, que você pode conferir em nosso blog. 

Quando usar o Arduino Nano?

O Arduino Nano deve ser usado em projetos que serão manipulados em pequenos espaços, ou seja, que exigem tamanho compacto. Por exemplo: sistemas de controle, estações meteorológicas e painéis. Vale lembrar que esse modelo pode ser conectado diretamente a uma protoboard (placa de ensaio para montagem de protótipos).

O Arduino Nano também tem a atualização do módulo esp8266, para conectar a placa à internet via WIFI. Isso permite que você conecte o seu projeto à rede de dados, para facilitar a troca de informações entre dispositivos eletrônicos.

Quando usar o Arduino Uno?

O Arduino Uno permite criar diversos tipos de projetos, como robôs, sistemas de segurança, automação de processos, internet das coisas (IoT) e realização de leitura de sensores. Esse modelo tem uma boa quantidade de portas, além de ser compatível com vários shields do mercado. 

Shields são placas que se encaixam em uma placa Arduino, e podem adicionar funcionalidades à mesma. Isso permite conectar seu projeto à internet, além de controlar motores, e muitas outras funções adicionais. 

Para comprar componentes eletrônicos para o seu projeto Arduino você pode contar com a Eletrogate, que é referência no mercado de eletrônica. A loja disponibiliza uma variedade de placas e acessórios para desenvolver os seus projetos. Vale a pena conferir!

Analice Gomes é Jornalista e redatora, sendo presente na área ha anos atuando em variso sites na Internet. Aqui ela é responsavel por varias seções de noticias sempre com seu toque especial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *