Divida Caduca: qualquer divida some apos 5 anos? Entenda!

Muita gente acredita que sua divida caduca após 5 anos, mas a realidade não é bem assim, entenda a verdade e saiba como lidar.Divida de banco caduca?

Nos dias de hoje, com a pandemia, muitas pessoas acabaram se endividando ou mesmo ja possuíam dividas antes. Agora, com as dividas completando 4 a 5 anos, muita gente ja pensa em não pagar a divida, em deixar caducar como se diz popularmente. Mas será que divida caduca mesmo? Todo tipo de divida? Veja como isso funciona e como ficar por dentro para evitar problemas.

Divida Caduca – do que se trata?

Basicamente, divida caduca, vem do popular, dizer que a divida levou tanto tempo para ser paga , que ela envelheceu caducou. Ou seja, podemos dizer que uma dívida caduca é aquela que possui mais de 5 anos e, após esse período, deixa a lista de inadimplentes dos serviços de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa. Todas as empresas têm esse prazo de 5 anos para cobrar judicialmente uma dívida.

Divida Caduca
Real,dinheiro, moeda

 

Dependendo da lei do país ou estado em questão, a dívida pode ser considerada “prescrita” após um certo período de tempo, o que significa que o credor não pode mais cobrá-la legalmente. No Brasil, por exemplo, a prescrição é de cinco anos, mas isso pode variar de acordo com o tipo de dívida.

Quais dividas nao caducam com 5 anos?

Vale lembrar que as dívidasprescrevem se nunca tiverem sido cobradas. Ou seja, se você está sendo cobrada por uma dívida, ela nunca irá prescrever.Embora o nome da pessoa fique sem negativações, o débito não deixa de existir. No caso da dívida de banco, é comum que as instituições continuem cobrando por conta própria ou por empresas terceirizadas. A diferença é que, antes desse período de 5 anos, elas podem fazer isso judicialmente. Após esse tempo, não podem mais cobrar por meios legais.

Além disso, ela pode continuar a ser cobrada em âmbito extrajudicial pelo credor ou empresas terceirizadas. Ou seja, se pensarmos na sua honra, o ideal seria renegociar e tentar pagar sua divida.

Atenção! – – Algumas dividas nunca caducam, É o caso dos débitos devidos para o governo municipal, estadual ou federal. Assim, o seu nome fica inscrito na chamada dívida ativa.

Qual a diferença entre caducar e prescrever?

Muitas pessoas usam esses dois termos como sinônimos, mas, na verdade, são recursos legais diferentes. Entende como cada uma funciona.

Caducar – A dívida caduca quando a empresa que forneceu o crédito, produto ou serviço não pode mais deixar o CPF do devedor com restrições. A dívida não deixa de existir e você pode ter problemas para conseguir crédito no mercado.

Preescrever – A prescrição de uma dívida acontece quando a empresa na qual você contraiu o crédito, produto ou serviço não tem mais o direito de fazer a cobrança por via judicial. A prescrição está prevista no art. 205 do Código Civil Brasileiro.

É melhor deixar a dívida caducar?

Na verdade, não. Isso porque a dívida continua rolando. Portanto, há aplicação de juros, multa e correção monetária, mesmo após os 5 anos. Afinal, a pendência ainda existe e você terá várias dificuldades, como a contratação de linhas de crédito. Além disso, enfrentar os cinco anos até lá envolve um período de muitas restrições e de riscos que podem levar até à perda de bens, como carro e casa.

Divida Caduca

Dívida caducou, o banco ainda pode me negar crédito?

Pode sim! As dívidas caducas podem ser acessadas pelos bancos, afinal, as instituições possuem seus próprios sistemas para checar esse tipo de informação, como o Sistema deInformações de Crédito. Existe tambem o cadastro do banco central, mostrando que emprestar dinheiro para voce é prejuízo. E as instituições somente retiram seu nome desse cadastro após voce negociar e pagar suas dividas. Portanto, pode esquecer financiamento de imovel ou carro por exemplo.

Dessa forma, não somente para as negociações de crédito, é comum que os bancos acessem esses cadastros antes de disponibilizar algum serviço financeiro. Portanto, se você acredita que pode precisar de algum serviço no futuro, tente quitar todas as suas dívidas.

Posso perder bens por causa de dividas?

Se o bem tiver sido dado como garantia na hora da concessão do crédito, ele pode ser tomado sem envolvimento da Justiça, já que essa é a regra do jogo. Quando a pessoa dá um bem em garantia, concorda em perdê-lo se não arcar com a dívida. Caso o bem não tenha sido dado como garantia, ele só poderá ser tomado se a dívida for executada na Justiça

O que é recomendado fazer?

Na maioria dos casos, as pessoas não deixam de pagar suas dívidas não por opção, e sim por falta de organização e sobras no orçamento. Procure os bancos e locais onde voce tem dividas e tente negociar. Nao saia aceitando o primeiro acordo. Além disso, procure o feirão serasa limpa nome

Serasa limpa nome pode ajudar

Negociar dívidas com a Serasa é uma das negociações mais recorrentes atualmente. O feirão online ocorre ao mesmo tempo do presencial, com as mesmas condições diferenciadas oferecidas pelas empresas.

Vale destacar que o serviço o online continua disponível por todo o ano no site do Serasa. Mas, nesse caso, com menos empresas participantes e descontos menores quando comparados aos que são praticados nos feirões.

Considerações finais

Bom pessoal espero que tenha ficado claro o que significa uam divida caducar e que isso seja bem util em sua vida financeira

Por fim ja falamos em outro artigo sobre o jogo roletinha net que é bem interessante.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentarios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *