Consultoria Ambiental: como pode ajudar a sua empresa?

A grande maioria das companhias possuem algum tipo de interação com o meio ambiente em sua cadeia produtiva, gerando impactos no meio ambiente. E todos os impactos causados por atividades humanas ao meio ambiente são regulamentados por normas e leis constantemente atualizadas.

No Brasil, temos o Código Florestal, a Política Nacional do Meio Ambiente, a Área de proteção ambiental e diversas outras leis que compõem um sistema de regulamentação para o uso de recursos naturais e descarte de resíduos.

consultoria ambiental

Diante desse cenário, buscar mitigar os impactos que a empresa gera no meio ambiente é uma medida que proporciona à empresa uma conformidade com a lei e um papel ativo na transformação da forma como consumimos e descartamos recursos no planeta.

A consultoria ambiental surge como um mecanismo documentado e especializado para prestar o devido suporte aos negócios na hora de traçar um plano de ação para mitigar impactos e trabalhar em um plano de compensação.

O que é consultoria ambiental?

Tendo em mente que a consultoria ambiental atua diretamente na adequação das organizações às normas e leis ambientais, esse serviço consiste em uma série de auditorias, medidas e sistemas de gestão centrados na redução do impacto ambiental e nos sistemas compensatórios.

Com isso, a empresa garante um papel sustentável na sociedade e não se sujeita a multas e sanções por violar a legislação ambiental do país.

Qual a importância da consultoria ambiental para empresas?

Enfrentamos crises climáticas e ambientais severas que são preocupantes. A cada dia se torna maior a necessidade de termos empresas ativas no processo de redução de danos ambientais, pois o uso de recursos não renováveis, o descarte inadequado de resíduos e a emissão de gases poluentes são situações muito mais impactantes quando partem de uma empresa do que quando partem de uma pequena família.

Isso não quer dizer que a preocupação ambiental não deva ser de todos na sociedade, somente que as organizações precisam assumir o seu papel de maior interferência nesse ciclo de degradação que vem ocorrendo nas últimas décadas.

Assumir um papel de conscientização, educação e redução de danos ambientais eleva qualquer empresa para um patamar de qualificação muito superior, viabilizando oportunidades no mercado internacional e reforçando a mensagem para a concorrência local e para os consumidores.

O que uma empresa de consultoria ambiental oferece?

As empresas especializadas em consultoria ambiental funcionam de formas diferentes, contando sempre com o apoio de profissionais aptos e habilitados para trabalhar na implementação de medidas elementares para a sustentabilidade do local, como agrônomos e engenheiros ambientais e florestais.

Alguns dos serviços prestados por uma empresa de consultoria ambiental são:

  • Licenciamento ambiental;
  • Realização de perícias ambientais;
  • Trabalho em áreas contaminadas;
  • Gestão de resíduos;
  • Projeto de compensação ambiental;
  • Corte, poda e trituração de árvores;
  • Autorização para corte, poda e supressão de árvores;
  • Plantio compensatório;
  • Execução de TCRA;
  • Supressão de fragmento.

4 Benefícios de contratar uma empresa de consultoria

Saiba como a contratação dos serviços de uma empresa de consultoria ambiental pode beneficiar negócios de diferentes portes e nichos de atuação.

#1 Economia de recursos

O desperdício e mau aproveitamento de insumos, recursos e matéria-prima causam impacto negativo direto na operação de qualquer empresa. Quando há o suporte de uma consultoria ambiental, surge a possibilidade de avaliar de forma clara os maiores gargalos de produção e, assim, mitigá-los.

Além disso, ao ter uma empresa que se encaixa na legislação ambiental, o empreendedor está se assegurando de que não terá gastos futuros com multas por suas atividades irregulares.

#2 Equipe multidisciplinar

O trabalho especializado de uma equipe multidisciplinar de consultoria ambiental promove um olhar estratégico para o plano de compensação ambiental e medidas de redução do impacto ao meio ambiente.

Os profissionais habilitados desse segmento possuem o respaldo e o conhecimento necessários para traçar uma estratégia eficiente para os negócios.

#3 Adequação à legislação

Não podemos deixar de citar a vantagem de estar em conformidade com a lei no que diz respeito ao uso de recursos ambientais e descarte de resíduos.

Como você viu antes, essa prática pode gerar multas e isso pode afetar diretamente a rentabilidade da organização ao passo que suja sua imagem com o mercado e com o público.

#4 Inovação e desenvolvimento sustentável

Por fim, o processo da implementação de todo o plano estratégico da consultoria ambiental proporciona ao negócio a possibilidade de trabalhar com soluções alternativas pautadas na inovação e no desenvolvimento sustentável.

Com isso, além de somente estar dentro dos parâmetros da Lei, temos uma corporação que trabalha para devolver à sociedade o que recebe em lucros através de novas técnicas e soluções ambientais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *