Bolsas de estudo: como conseguir? o que é necessário?

Veja como conseguir uma bolsa de estudos, se qualificar e se preparar para o mercado.

No mundo atual, muitas instituições particulares ou públicas de estudos concedem um certo número de bolsas das mais variadas vertentes do estudo. Existem no mercado alguns programas interessantes como o Pronatec e Fies do governo, e outros da iniciativa privada, como o Educa mais brasil.

No artigo de hoje, separamos abaixo outras dicas para auxilia-lo na conquista de uma bolsa de estudo, tanto em uma instituição pública e privada.

Atenção a escolha da instituição

É importante pesquisar quais instituições podem lhe interessar e que sejam mais alcançáveis em termos de bolsas. Muita gente não sabe como procurar por bolsas de estudo, mas existem diversas instituições e empresas que oferecem apoio financeiro para estudantes. Pesquise na internet e converse com colegas para saber quais instituições são mais interessantes, pois alguns desses benefícios estão atrelados a programas de pesquisa e podem não ter tanto a ver com seus objetivos.

Bolsas nas universidades particulares

É fato que em nosso país existem centros universitarios, faculdades e instituições em geral,que oferecem bolsas de estudo para mais da metade de seus alunos em forma de descontos para conter a inadimplência. E 2 programas importantes e que tem feito bastante sucesso são o Educa mais Brasil e o Quero Bolsa.

Educa Mais Brasil

Trata-se de uma empresa privada que recruta alunos para faculdades oferecendo bolsas em escolas de ensino superior, como é o caso do Mais Estudo que faz convênios com faculdades para oferecer descontos nas mensalidades de cursos de graduação e idiomas.

Para ser aprovado na Educa Mais Brasil e Mais Estudo, é necessário fazer a inscrição online e atender os critérios do programa de acordo com as vagas disponíveis.Para liberar o desconto, a Educa Mais Brasil exige o pagamento de uma mensalidade e cobra taxas (não divulgadas) para renovar o desconto semestral. Assim como no Mais Estudo que faz a liberação mediante o pagamento de uma taxa associativa durante todo o semestre.

 

Quero Bolsa

No Quero Bolsa a inscrição também é online e o único critério é não estar cursando o curso pretendido. O processo é simples, rápido e todo feito pela Internet. Você escolhe uma bolsa disponível em alguma instituição parceira, ou entra usando o Desconto Negociado e espera receber uma proposta personalizada de bolsa.

O Quero Bolsa cobra apenas uma taxa única para primeira emissão do cupom de desconto, sem nenhum outro custo até o fim do curso. Diferentemente de outras associações e serviços, o Quero Bolsa não cobra taxas semestrais nem exige participação em qualquer reunião ou evento. O Cupom de desconto pode ser usado por todo o curso e garante a bolsa até a formatura do aluno.

Existem, nestas empresas, vários tipos de desconto nas mensalidades através das bolsas: Bolsa-idade, bolsa-mérito (notas boas), bolsa para funcionários e parceiros, financiamentos próprios, etc.

Já na matrícula as instituições avaliam qual a faixa salarial da família do aluno e o direcionam para as melhores bolsas de estudos para aquele caso. Eles fazem qualquer negócio para manter o aluno. Inclusive notas boas no vestibular podem render bolsas de estudo.

Bolsas nos programas do Governo Federal

 

Os programas mais famosos são o Prouni e o encceja:

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de educação superior.

Podem se inscrever no processo seletivo do Prouni, os candidatos que não possuam diploma de curso superior que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em  e alcançado no mínimo 400 pontos na média das cinco notas (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação).

Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve ter renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais (50%) a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

 

Encceja

 

O encceja é uma espécie de supletivo para quem não concluiu os estudos,voce faz as aulas e ao final fara provas para poder conseguir seu certificado de ensino medio. Funciona em conjunto com as prefeituras das cidades e as secretarias de educação. Para se inscrever entre em contato com a prefeitura da sua cidade!

Considerações finais

Bom pessoal, espero que tenham curtido as dicas e que consigam com sucesso a sua bolsa de estudos ok?

Dúvidas e sugestões de artigos podem deixar nos comentários!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *