Dicas para tirar fotos como fotógrafo profissional

Conheça quais as principais dicas para tirar fotos como fotógrafo profissional!

Tirar boas fotos é muito mais do que comprar a melhor câmera profissional. As melhores câmeras tiram as melhores fotos, com certeza, mas de qualquer forma, é bom aprender como tirar proveito de todos os recursos que você possui no momento com as câmeras do celular.

Quantas pessoas você conhece que têm a melhor cozinha, abastecida com os melhores utensílios e os melhores livros de receitas e ainda não consegue nem mesmo preparar um simples pudim? Isso é a mesma coisa que acontece com as fotos. Ter o melhor dos carros não o torna um bom motorista.

Você não precisa ser um fotógrafo profissional para tirar boas fotos, só precisa saber o básico, praticar bastante, e estar preparado para apagar todas as fotos ruins e não desistir no caminho.

Além disso, aprender a usar um bom editor de fotos irá ajudá-lo a organizar suas fotos – suas memórias – e corrigir algumas imperfeições.

Dicas para tirar fotos como fotógrafo profissional

dicas tirar foto profissional

Aprender a tirar fotos profissionais pode ajudá-lo a realizar trabalhos para obter uma renda extra, você pode fotografar festas de amigos, formatura, ensaio de recém-nascido, entre outros. Além, é claro, de produzir ótimos conteúdos para redes sociais.

1. Como usar a luz a seu favor

Os melhores momentos do dia para tirar uma boa foto são: pela manhã ou à tarde, um pouco antes do pôr do sol. O sol não é amigo das câmeras, mas você pode aprender a manipular a luz natural da maneira certa.

Sempre que você tentar tirar uma foto, use a melhor luz disponível. Ou seja, se você vai tirar uma foto em ambientes internos, tente aproveitar a luz da janela e evite usar o flash, para aproveitar a luz ambiente. Os fotógrafos normalmente gastam muito dinheiro tentando imitar a luz ambiente, então aproveite todas as oportunidades para tirar muitas fotos.

2. Use bons fundos.

Se você não tiver certeza do plano de fundo, deixe algum espaço para que possa editá-lo mais tarde. Olhe ao seu redor, às vezes, apenas dando alguns passos, o fundo da sua fotografia muda completamente. Se o fundo tem muitas coisas e o distrai na hora de realizar o clique, também o distrairá na fotografia, tornando-se o destaque, e não é isso que queremos.

3. Suba ao nível de quem está fotografando

Especialmente se você estiver tirando fotos de crianças ou animais de estimação. Além disso, mudar a perspectiva da foto é sempre uma boa ideia. Você pode até tirar fotos no nível do solo, para ser mais criativo.

Confira também: Ensaio Newborn preço – Como realizar um orçamento desse trabalho?

4. Aproxime-se.

Use diferentes ângulos ou aplique zoom na câmera de vez em quando. É uma ótima opção para ver os rostos das pessoas, ou expressões, em fotos. Além disso, focar nos pequenos detalhes é uma ótima maneira de eliminar distrações.

dicas tirar foto profissional

5. Tire fotos verticais.

Simplesmente mudando a posição da câmera para vertical, você pode mudar a imagem inteira. Esta opção é melhor para retratos, arquitetura e fotos de esportes. Posteriormente, na pós-produção, você pode fazer um recorte simples e verá uma grande diferença na foto.

6. Foco.

Esta é uma das coisas mais importantes da fotografia. Certifique-se de sempre ter o assunto principal de sua fotografia em foco, especialmente se estiver usando a opção de foco automático.

Se o objeto em sua foto não estiver em foco, pressione levemente o obturador e a câmera focalizará novamente. Quando o assunto principal da foto estiver em foco, evite todos os movimentos e pressione o obturador novamente para tirar uma ótima foto.

7. Não tenha medo do flash.

O flash da câmera é muito útil, principalmente durante o dia. Usar o flash durante o dia elimina sombras fortes e ajuda a criar os melhores retratos.

8. Seja paciente.

Não enlouqueça se pensa que não fez a melhor foto, paciência é uma virtude que leva tempo, mas no final dá certo.

9. Não fique complicando muito e divirta-se!

Lembre-se que fotografar é divertido, divirta-se, tire muitas fotos para capturar todas as suas memórias. Experimente ângulos, cenários, filtros do Instagram, poses e luzes diferentes.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *