O que é Google Cloud? – Confira a definição e 2 principais benefícios!

O que é Google Cloud? O que é TI? É uma plataforma contendo uma solução muito completa sobre computação oferecida pelo Google. A mais ou menos 14 anos atrás era necessário um grande espaço para comportar os servidores, já que naquela época a tecnologia não era assim tão avançada como hoje.

No entanto, enquanto as informações passaram a ser um ativo valioso para todas as empresas, a forma de como armazená-las foi sendo aperfeiçoada e se tornando fundamental para o sucesso da empresa.

Vendo isso, o Google Cloud criou inúmeros benefícios para você ser beneficiado e sair na frente de empresas que você conhece do mesmo ramo que o seu. Agora vamos entender melhor o porquê da nuvem ser fundamental para todo tipo de corporação. Leia com a gente e entenda o que é Google Cloud, vamos lá!

O que é Google Cloud?

Afinal, o que e Google Cloud? É claro que sendo uma grande empresa, a líder de tecnologia do mundo, o Google não iria ficar sem lançar um meio de computação em nuvem.

google cloud o que é

Essa plataforma é o que existe de mais completo de software no mercado, ele se adapta a necessidade de qualquer pessoa ou empresa que solicita seus serviços. Ela transmite uma flexibilidade, segurança e praticidade que nenhuma outra plataforma oferece para realizar seus negócios.

Com essa plataforma é possível personalizar aplicativos criados, estabelecer uma maneira de gerenciar os programas como o “Customer Relationship Management”, e estabelecer projetos que envolvam algo importante e sem deixar de contar com softwares grandes com inúmeras utilidades que estão disponíveis a todo momento.

Além disso, existe uma capacidade para personalizar seus projetos, isso faz com que a plataforma seja muito útil para inúmeras empresas de qualquer porte ou prestação de serviço. Assim, você conseguirá atender cada cliente de forma única e exclusiva, tornando-se uma liderança na área da sua empresa.

Os principais serviços disponíveis

Com o intuito de atender as necessidades em grande demanda e oferecer um atendimento melhorado e diferenciado aos seus clientes de forma diária, o Google Cloud oferece vários recursos e alguns merecem grande destaque.

1. Google computer

É uma ferramenta que permite que as empresas criem máquinas de forma virtual com capacidade de inovar sempre que a empresa desejar. Resumindo, é um local de grande desempenho tanto para testar como para criar grandes aplicações.

Esse modelo permite que vários computadores executem suas funções de maneira uniforme, isso se trata de um computador emulado em outra máquina.

Utilizando esse recurso é possível que você tenha um acesso mais eficiente diante do acesso ao sistema, uma maneira ágil e segura diante do compartilhamento de arquivos e outras operações nas rotinas de trabalho de cada colaborador.

2. Google Cloud Storage

Esse recurso é um serviço de grande armazenamento para enormes volumes de dados, para esse volume é oferecido a seus usuários diferentes alternativas de bancos de dados. Por todos esses motivos, são oferecidos aos contratantes alternativas diferentes de banco de dados, um armazenamento não relacionado com o Cloud Datastore.

Essa ferramenta dispõe de outros arquivos que ficam salvos em pastas chamadas de buckets, e cada bucket é junto com um projeto e pode ser unido para uma organização. Um ponto a ser citado também é que os proprietários de cada projeto, no caso, as empresas, têm a possibilidade de conceder permissões de acesso único a usuários específicos e para casos isolados.

No entanto, o recurso traz opções também para facilitar as técnicas de armazenamento em nuvem, e promete a segurança de cada informação contida nos núcleos salvos naquele ambiente.

3. Big Query

Essa é mais uma informação e inovação do mercado de computação em nuvem que traz vantagens que fará seu negócio competir e sair na frente de várias outras empresas do ramo.

Como já sabemos, são vários recursos usados para armazenar dados e capazes de receber e analisar insights, podem criar relatórios e fornecer informações tão precisas que podem ajudar grandemente na tomada de decisões para sua empresa, de maneira que você não erre na escolha.

2 benefícios do Google Cloud

Já sabemos o que é Google Cloud, mas e quais são os seus benefícios? Realmente um dos grandes benefícios são os resultados, a palavra-chave para o crescimento de um mercado tão atual que melhora e inova a cada dia.

Dessa maneira, você consegue acertar altamente no seu negócio se investir em tecnologia de ponta e com transformação digital, isso certamente fortalece ainda mais seus pontos já fortes e aumenta seu sucesso com os clientes.

1. Infraestrutura para simplificar

Antes de automatizar os processos será importante simplificá-los, o que trará uma melhora significativa na rotina da empresa.

Um motivo é que as responsabilidades com o modo de administrar as redes, realizações de backup e atualizações ficam todas a cargo da plataforma contratada. Ela permite fazer redução ou aumento do uso dos espaços utilizados, e também realizar funções específicas dependendo da sua escolha.

2. Agilidade na comunicação

O ponto principal é que os dados armazenados podem ser consultados a qualquer momento e em tempo real, dessa maneira, o monitoramento das atividades e a comunicação serão altamente beneficiados.

Afinal, uma tecnologia disponível em tempo integral reduz os riscos de interrupções, com todas essas disponibilidades toda a equipe pode acompanhar cada alteração em tempo real e assim desenvolver uma consciência maior na organização. Esse foi nosso artigo sobre o que é o Google Cloud, esperamos que tenha gostado e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *