Diploma do Ensino Médio volta a ser exigido em 2022

Confira tudo sobre essas mudanças na educação, onde o Diploma do Ensino Médio volta a ser exigido em 2022, confira

Quem vai fazer uma boa faculdade ou pós graduação em 2022 ou 2023, pode acabar se deparando com uam exigência até então pouco conhecida em realação ao diploma de ensino medio. Vamos ficar sabendo hoje, do que se trata isso e por que essa exigencia voltou a ocorrer, e se é realmente legal. Acompanhe tudo e tire suas duvidas.

Diploma do Ensino Médio volta a ser exigido em 2022

O que tem ocorrido é que nesse ano de 2022, devido a algumas mudanças em requisições exigidas pelo MEC junto a faculdades e centros universitários, para ingressar em uma universidade, é necessário ter concluído o Ensino Médio, e isso precisa ser comprovado. Pode ser que você precise solicitar esse documento na instituição na qual estudou. Talvez a solicitação demore um pouco para chegar devido à necessidade de registro na Secretaria Estadual da Educação.

diploma ensino medio

Por que isso ocorre?

Isso ocorre, devido a uma recente decisão do TRF4 que acabou sendo acatada por todo o sistema juridico no Brasil. O que ocorre é que a previsão legal do artigo 44, inciso II, da Lei n° 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, é etaxativa no sentido da necessidade de conclusão do ensino médio para o ingresso no ensino superior, o que se mostra não apenas razoável, mas também lógico, lembrando-se que estas são as etapas regulares a serem ultrapassadas na vida estudantil de qualquer indivíduo. Tendo esse entendimento em vista o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou o recurso de um estudante de 18 anos, morador de Florianópolis, que pleiteava matrícula no curso de graduação de Medicina da Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul) sem ter concluído o Ensino Médio.

A decisão é recente e foi proferida por unanimidade pela 4ª Turma do tribunal em uma sessão de julgamento virtual feita no dia 20/4/2022.

O mandado de segurança foi ajuizado pelo jovem, representado pela mãe, junto à 4ª Vara Federal de Florianópolis. No processo, ele narrou que se inscreveu no vestibular e obteve a aprovação para cursar Medicina no Campus Pedra Branca da UniSul, localizado em Palhoça (SC). Segundo ele, a matrícula dele foi rejeitada pela instituição de ensino, pois não foram apresentados os documentos do Certificado de Conclusão e do Histórico do Ensino Médio.

O que fazer no caso de não possuir o diploma?

Bom, hoje tem sido noticia na internet, muitos sites vendendo o diploma de ensino medio, de forma não legal. Mas o passo correto é procurar sua secretaria de educação da cidade onde reside,pois eles podem indicar que voce faça o supletivo eja que pode lhe conceder o diploma apos algumas meses de aula e uma prova de conehcimento que é feita ao final da jornada.

Prova do encceja

Se voce ja possui o conhecimento e somente precisa fazer a prova, um a opção seria o encceja que ocorre todo ano, mas é preciso estudar e estar em dias com as materias. Todo ano o MEC abre inscrições gratuitas e realiza as provas do Encceja para quem precisa descontar o atraso e colocar logo a mão no Diploma do Ensino Médio. As provas desse ano de 2022 estão confirmadas para o final de agosto deste ano.

Considerações finais

Bom pessoal esperamos que tenha ficado tudo claro sobre o diploma do ensino medio que volta a ser exigido em 2022 ok?

Por fim podem já falamos em outro artigo sobre negocios que dao lucro em cidades pequenas, leia e entenda.

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários

Analice Gomes é Jornalista e redatora, sendo presente na área ha anos atuando em variso sites na Internet. Aqui ela é responsavel por varias seções de noticias sempre com seu toque especial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.