17 Dicas financeiras para investidores iniciantes

Dicas financeiras para investidores iniciantes: Para aumentar sua riqueza e garantir um futuro financeiro confortável, você deve seguir algumas dicas financeiras importantes para entrar no mercado de investimentos.

Muitas pessoas são rápidas em investir e estão ansiosas para colocar seu dinheiro para trabalhar. Mas, rapidamente, eles podem perder dinheiro ou correr riscos financeiros desnecessários. Isso não é para assustar você ou para desistir de investir, mas um aviso para garantir que esteja preparado antes de jogar dinheiro cegamente em ativos.

Abaixo, conheça algumas das melhores dicas de investimento que todos os iniciantes devem dominar no primeiro dia e durante o seu processo de aprendizagem. A maior parte disso se aplica ao mercado de ações, de acordo com o dicionário de investimentos, mas funciona para qualquer investimento que você fizer.

Dicas financeiras para investidores iniciantes

investidores iniciantes

Antes de conferir as dicas sobre investimentos, recomendamos alguns tópicos importantes:

Inscreva-se para sua empresa 401k

Você pode não ter nenhuma ideia sobre isso, sejam sobre os fundos ou quanto investir em seu 401k, mas se sua empresa oferecer um, prepare-se.

Será possível começar com uma pequena porcentagem de seus contracheques primeiro, apenas para fazer a bola rolar. Posteriormente, poderá atualizar suas seleções e nível de contribuição. O objetivo aqui é garantir que está começando da maneira correta.

Quitar dívidas

Se sua empresa oferece uma combinação de 401k, você deve aproveitar isso independentemente de ter algumas dívidas.

Digo isso porque você pode perder anos de juros compostos e quanto mais cedo começar, melhor.

Mas antes de ficar realmente agressivo com os investimentos, elimine qualquer uma de suas dívidas da melhor maneira possível – especialmente dívidas com juros altos, como cartões de crédito, portanto, efetue o pagamento de faturas.

Crie um fundo de emergência

Você deve ter uma reserva de caixa de emergência para cobrir de 3 a 9 meses de despesas antes de começar a investir profundamente.

Isso ajudará a evitar que seja um “vendedor forçado” em seus investimentos de longo prazo quando as circunstâncias mudarem inesperadamente.

Calcule suas despesas mensais

Você deve ter um bom entendimento de suas despesas e gastos mensais. Isso o ajudará a determinar com quanto você pode começar a investir.

Além disso, também pode ajudá-lo a ver onde é possível cortar, para que esse dinheiro extra possa ir para investimentos futuros.

Dicas financeiras para investidores iniciantes

Você será um especialista completo ao começar? Claro que não, mas esses são os elementos essenciais para garantir que você tenha um início sólido.

1. Saiba por que você está investindo

Se você não sabe por que está investindo seu dinheiro ou quais são seus objetivos, cometerá erros e poderá perder de vista o quadro financeiro geral.

E não, ficar rico não deve ser seu objetivo, isso o levará por alguns caminhos imprecisos ou pode levá-lo a fazer escolhas erradas.

Você certamente pode ficar incrivelmente rico investindo, mas precisa ter objetivo mais atingível e de longo prazo.

2. Leia livros sobre investimentos sempre

investidor iniciante

Embora você deva se inscrever para o 401k de sua empresa ou abrir um IRA, o maior erro que você pode cometer é investir seu dinheiro apressadamente.

Embora investir em ações não seja muito complicado, há muitas informações para digerir.

Recomendo mergulhar em alguns desses livros de finanças pessoais e continuar aprendendo, mesmo se você for um investidor experiente. Isso também se aplica se você estiver investindo em investimentos alternativos, como imóveis, arte, sites, etc.

3. Nunca invista em algo que você não entende pessoalmente

Embora isso possa soar como senso comum, você ficaria surpreso como é fácil cair em uma armadilha quando cifrões estão piscando diante de seus olhos.

Uma das melhores dicas de investimento para qualquer iniciante é: invista sempre nas coisas que você entende primeiro. Leia sobre isso, conheça a história de seu investimento, pesquisa, etc.

Seguir o rebanho às cegas pode lhe render ouro, mas provavelmente você perderá dinheiro antes de ganhar.

4. Evite mergulhar em modismos de investimento

Essa última dica de investimento leva a este poço. Evite mergulhar em modismos de investimento ou quando todos estiverem falando sobre algo.

Com a agitação do Bitcoin, a mãe, o pai, a avó e o carteiro de todos estavam falando sobre investir na moeda digital.

Mas, a maioria das pessoas não entendia muito sobre isso além de ouvir histórias de pessoas que se tornaram milionárias com isso e o preço disparou. Normalmente, é quando é hora de ficar à margem.

5. Seja protetor quando as pessoas são gananciosas

E outra grande transição aqui, seja mais cauteloso e protetor com seus investimentos quando outros são gananciosos.

Como mencionei acima, quando todos estão positivos sobre a economia, investindo e falando sobre isso, então pode ser hora de ficar um pouco à margem.

Isso não significa que você deve parar de investir por completo, mas fique atento e monitore o sentimento geral em torno do mercado de ações ou da economia. Se possível, entre em contato com demais investidores que conhecem bem o mercado.

6. Seja ganancioso quando as pessoas estão com medo

Além disso, quando as pessoas estão com medo dos mercados, provavelmente é uma boa hora para você ficar mais agressivo.

Enquanto um mercado de urso ou crash da bolsa poderia acontecer, o mercado de ações sempre se recuperou. Temos dados históricos para provar isso.

Este é o momento em que você pode investir muito mais barato e colher os enormes benefícios à medida que o mercado altista retorna.

Embora você não queira ficar à margem o tempo todo tentando controlar o tempo do mercado, é bom ser mais agressivo quando o mercado está em baixa e os outros estão temerosos.

7. Evite tentar cronometrar o mercado

Mencionei acima sobre não tentar cronometrar o mercado. Por quê? Bem, todos (e especialistas) fazem afirmações e previsões, mas ninguém pode saber com precisão o que acontecerá com o mercado.

Você provavelmente já viu as manchetes na mídia com dois dias de queda no mercado, “Crash está chegando!”. Ou outros especialistas prevendo que este será o ano de um mercado baixista. Mas ninguém sabe com certeza e ninguém sabe até onde chegarão os mercados.

Ignore o ruído e as previsões e mantenha sua estratégia de investimento.

8. Domine a arte da diversificação

Dependendo da sua idade e horizonte de investimento, o que você investe será diferente dos outros. Porém, uma coisa certa é que sua carteira de investimentos deve ser diversificada.

O que isto significa? Bem, alocar alguns fundos para ações, títulos, talvez alguns imóveis ou commodities.

E com ações e títulos, você pode ter alguns em diferentes setores, como um mercado de ações total, talvez alguns em mercados emergentes, etc.

O objetivo é ajudá-lo a resistir a quaisquer tempestades e volatilidade para equilibrar seu portfólio.

9. Aprenda a ler um prospecto

Um prospecto é uma visão geral daquilo em que você está investindo e deve ser fornecido ao público.

Isso ajuda você, como investidor, a tomar decisões importantes sobre ações, títulos, fundos de índice, administradores de fundos e as empresas.

Isso é crucial dentre todas as dicas de investimento. Isso ajuda você a entender o que procurar, taxas, sobre a empresa ou fundo, retornos históricos e muito mais.

Eles podem ficar bem longos, mas depois que você aprender o que procurar, ficará muito mais fácil.

10. Remova as emoções da melhor maneira que puder

Investir no mercado de ações pode ser uma montanha-russa e, se suas emoções não estiverem preparadas, você pode tomar algumas decisões precipitadas.

Isso vale para os mercados de alta e baixa. Deixar que as emoções conduzam suas decisões pode levar a perder dinheiro, vender e comprar com frequência, e pode impactar seus resultados de longo prazo.

11. A venda em pânico é uma maneira segura de perder dinheiro

Muitas vezes, quando o mercado está em baixa ou você começa a ver seus investimentos perdendo dinheiro, você quer vender.

Mas, na verdade, essa é uma maneira segura de perder ainda mais dinheiro. É fácil entrar em pânico para vender, quando todos estão com medo e todas as manchetes da mídia fazem parecer que o mundo está acabando. Mas você deve resistir!

Os mercados se recuperarão e, ao vender em pânico, você estará removendo seus juros compostos e custando a si mesmo muito dinheiro no futuro.

Pode haver momentos em que você deseja vender ou movimentar dinheiro, mas isso deve ser limitado. Continue com seus investimentos e colha os frutos de longo prazo.

12. Reinvestir dividendos e ganhos de capital

investidor iniciante

Nos estágios iniciais de investimento, recomendo fortemente o reinvestimento de quaisquer dividendos e ganhos de capital automaticamente.

Isso ajuda a construir seu portfólio e mantém os juros compostos crescendo para você.

Além disso, o reinvestimento permite que você compre ações à medida que o preço oscila tanto para cima quanto para baixo, o que continua uma abordagem de cálculo da média do custo em dólar.

Eventualmente, você pode querer pegar o dinheiro, basta lembrar as implicações fiscais de fazer isso.

13. Os fundos de índice e ETFs são ótimos lugares para começar

A seleção de ações individuais é complicada e coloca você em risco. Conforme você constrói seu portfólio e dinheiro, pode ser correto mexer com uma pequena porcentagem. Muitos usam cerca de 2% do meu próprio dinheiro para comprar algumas ações individuais.

Mas, como um iniciante, você deve considerar ater-se a fundos de índice ou ETFs. Ambos ajudam a manter suas taxas baixas e a diversificar seus investimentos.

14. Investir deve ser entediante

Se você está procurando emoção, então jogar no cassino pode ser a melhor opção para você. Quanto mais entediante for sua estratégia de investimento, melhor será para o seu dinheiro no longo prazo.

15. Sempre preste atenção às taxas de investimento

De todas as dicas de ações para iniciantes, esta é importante. As taxas de investimento podem matar seus retornos de longo prazo e custar seis dígitos ou mais quando você se aproxima da aposentadoria.

Embora as taxas de 1 a 2% possam não parecer tão altas, isso se soma ao longo de 10, 20 ou 30 anos e pode custar muito.

Além disso, algumas contas de investimento também podem ter outras taxas de gerenciamento. O ideal é que as taxas fiquem bem abaixo de 1%.

16. O reequilíbrio do seu portfólio é importante

À medida que você continua a investir dinheiro de forma consistente, também desejará reequilibrar seu portfólio. Normalmente, você terá uma alocação de ativos que deseja cumprir, por exemplo, 80% de ações e 20% de títulos.

No entanto, depois de comprar ações, flutuações de preço e reinvestimentos de dividendos e ganhos de capital, seus percentuais podem cair.

Não existe uma ciência exata sobre a frequência com que você deve se reequilibrar, mas é sempre bom fazer anualmente.

Você também deve ter cuidado para não mexer muito, pois isso pode custar caro em suas devoluções.

17. Não complique seus investimentos

Uma das melhores maneiras de investir é manter seu portfólio simples. No caso de entregar resultados e ser diversificado, menos é mais.

Por exemplo, uma estratégia de investimento em ações é a Carteira de 3 Fundos, popularizada por The Bogleheads (o que eles chamam de seguidores leais do Vanguard).

Isso inclui apenas três fundos de índice nestes setores:

  • US Equity Fund
  • Fundo de Ações Internacionais
  • Fundo de Obrigações

Você não precisa seguir exatamente isso, mas a ideia é maximizar seu ROI, sem complicar seu portfólio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *